Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > Aberto prazo de 15 dias para propostas à portaria que cria o programa
Início do conteúdo da página
Educação e pandemia

UFCSPA produz álcool em gel a partir de bebidas alcoólicas apreendidas

  • Quarta-feira, 06 de maio de 2020, 19h38
  • Última atualização em Quinta-feira, 07 de maio de 2020, 00h07

A ideia é contribuir para o combate ao coronavírus

A Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) começou a produzir álcool em gel a partir de bebidas alcoólicas apreendidas pela Receita Federal. São mil litros em garrafas com conteúdo alcoólico confiscados pela alfândega de Porto Alegre para serem destilados pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e ajudar no combate à Covid-19.

O álcool em gel será doado às instituições de saúde do estado. A iniciativa é fruto da parceria entre a Pró-Reitoria de Planejamento (Proplan) da UFCSPA e a Receita Federal.

A cooperação com a UFRGS para a destilação fracionada dos líquidos reaproveitados para a fabricação do produto pela UFCSPA é coordenada pela professora Juliana Schneider (DFC-UFCSPA). A ação será executada pelos técnicos em química Greice Oliveira e Eduardo Rickrot, e pelos professores Eduardo Rolim de Oliveira e Paulo Schneider, todos do Instituto de Química da UFRGS. Na UFCSPA, a produção do álcool em gel será coordenada pelo professor, Cabral Pavei.

Esta é a segunda vez que a Receita Federal doa bebidas alcoólicas para a confecção de álcool em gel. A primeira doação havia sido realizada para o Instituto Federal do Rio Grande do sul (IFRS).

Assessoria de Comunicação Social, com informações da UFCSPA

Assunto(s): MEC , coronavírus
X
Fim do conteúdo da página