Universidade Aberta atenderá 1,5 milhão de alunos
A Universidade Aberta do Brasil (UAB) estará funcionando em 2007 e poderá atender 1,5 milhão de estudantes em todo o Brasil. O secretário de Educação a Distância do MEC, Ronaldo Mota, disse que a meta da UAB, a médio e a longo prazos, é atender gratuitamente todos os servidores públicos do Brasil.
Na Turquia, a universidade aberta atende 500 mil estudantes, enquanto a universidade de Londres, uma das mais qualificadas do mundo, reúne cerca de 200 mil alunos.
A universidade aberta implica um processo de articulação de universidades públicas federais, estaduais e municipais para formar um consórcio que permitirá atender todos os municípios que disponham de infra-estrutura compatível. "Será uma rede nacional onde cada município terá um pólo regional, com o comparecimento de tutores presenciais e, eventualmente, dos próprios professores", explica Ronaldo Mota.
Além disso, a UAB poderá atuar no campo da educação continuada com o espírito da educação ao longo da vida, propiciando um conjunto de cursos e programas.
A previsão orçamentária para a criação da UAB no triênio 2005/2006/2007 é de R$ 26 milhões.
Repórter: Sandro Santos
Leia mais...
Fundação de apoio à Universidade Aberta está prevista para este ano