Haddad destaca esforço na expansão do ensino público
O secretário executivo do Ministério da Educação, Fernando Haddad, disse, nesta quinta-feira, 21, durante a assinatura do convênio para a conclusão das obras de implantação da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), em Mato Grosso do Sul, que o país voltou a se mobilizar em favor da educação. Segundo ele, a criação do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) e do Programa Universidade para Todos (ProUni) é uma forte aliada na expansão do ensino público no Brasil. Haddad representou o ministro da Educação, Tarso Genro, no evento.
O secretário executivo destacou o esforço do governo Lula no fortalecimento e na expansão das instituições de ensino. “A implantação de projetos como o ProUni, Fundeb, e outros que estão em tramitação no Congresso Nacional, representa a retomada do esforço de expansão e de interiorização do ensino público em todo o país”, afirmou.
Para o secretário de Educação Superior, Nelson Maculan, que também participou da assinatura do convênio, a implantação da Universidade Federal da Grande Dourados é algo mais importante do que se imagina. “A expansão do ensino no país é imprescindível para o seu crescimento. Se não fosse o extraordinário trabalho do ministro Tarso Genro e de Haddad, talvez este sonho não se realizasse”, disse Maculan.
A criação da universidade faz parte do programa de interiorização da educação superior promovida pelo governo, cujo objetivo é oferecer educação pública, de qualidade e gratuita, para estudantes de cidades do interior. A instituição será criada a partir do desmembramento do campus de Dourados da UFMS e tem o compromisso de desenvolver a região da Grande Dourados, que abrange 37 municípios, gerando conhecimentos científicos e tecnológicos necessários à prosperidade de cerca de 800 mil habitantes.
Recursos - O governo liberou R$ 4,5 milhões para a conclusão das obras do bloco que abrigará o curso de medicina e a construção de mais três blocos de salas de aula para a implantação de outros cursos da UFGD. A universidade atenderá dois mil alunos e vai oferecer 26 cursos de graduação, um de especialização, três de mestrado e três de doutorado.
O evento teve a participação do reitor da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Manuel Peró, da reitora da Universidade Federal de Goiás (UFG), Milca Severino Pereira, e de lideranças políticas do estado. (Edmilson Freitas, estagiário de jornalismo da ACS/MEC)