MEC prepara articulação para formação de professores
A Rede Nacional de Formação Continuada de Professores de Educação Básica, programa da Secretaria de Educação Básica (SEB/MEC), promove amanhã, 3, e na sexta-feira, 4, seminário com os coordenadores dos Centros de Pesquisa e Desenvolvimento da Educação. O objetivo é discutir a articulação com as secretarias estaduais e municipais de ensino para o oferecimento dos cursos aos professores da rede pública.
O grupo de trabalho, constituído por coordenadores da rede e dos centros de pesquisa, consolidará um texto contendo diretrizes, objetivos e funcionamento da rede. Aprovará ainda um catálogo com informações sobre os materiais e cursos oferecidos em 2005, para que as secretarias possam escolher os que mais se adequam à formação de seus professores.
A fim de obter maior integração com os dirigentes de educação de todo o país, serão realizados, entre abril e junho de 2005, dez seminários regionais articuladores. Todos os secretários estaduais e municipais de educação serão convidados a debater a Rede de Formação Continuada e outros três temas: a integração da educação infantil aos sistemas educacionais (em alguns municípios a educação infantil é ligada à assistência social); o ensino fundamental de nove anos; e as políticas de livro e de leitura na escola.
Funcionamento - Os centros de pesquisa, instalados em 19 universidades selecionadas pelo MEC em 14 estados, desenvolvem material didático e cursos (presenciais, semipresenciais e a distância) para a formação continuada de professores da educação infantil e do ensino fundamental.
Cada centro receberá R$ 500 mil por ano, por quatro anos, e estabelecerá parcerias com outras instituições de ensino superior, organizações não-governamentais e empresas, criando redes capazes de cobrir todo o país na formação em cinco áreas do conhecimento: alfabetização e linguagem; educação matemática e científica; ensino de ciências humanas e sociais; artes e educação física; gestão e avaliação da educação. A expectativa é formar 400 mil professores num primeiro momento.
Programação - O secretário de Educação Básica, Francisco das Chagas, abrirá o seminário às 8h30, no Hotel Saint Paul, em Brasília. Às 9h, será realizada a palestra Seminários Regionais Articuladores, com a diretora do Departamento de Política da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, Jeanete Beauchamp. À tarde, serão realizados trabalhos em grupos e uma reunião plenária. Na sexta-feira, às 8h30, os centros apresentarão as propostas de atendimento aos sistemas de ensino. (Assessoria de Comunicação Social do MEC)