Ministério comemora 75 anos na segunda-feira
Um decreto publicado em 14 de novembro de 1930, pelo então presidente Getúlio Vargas, determinava a criação de uma secretaria de Estado com a denominação de Ministério dos Negócios da Educação e Saúde Pública, para tratar dos assuntos relativos ao ensino, saúde pública e assistência hospitalar. Francisco da Silva Campos foi nomeado ministro. Nascia o Ministério da Educação (MEC), que completa 75 de existência.
A data será comemorada nesta segunda-feira, 14, a partir das 14h30, no saguão da entrada privativa do edifício-sede do MEC, em Brasília, com diversas atividades. O ministro Fernando Haddad fará o descerramento da placa comemorativa. Haverá também apresentação do coral do MEC e a inauguração de um espaço de atendimento especial para os servidores aposentados. De 16 de novembro a 6 de dezembro, o público terá acesso a exposições de documentos, livros editados pelo ministério, cartazes publicitários e outros materiais históricos.
História – Nesses 75 anos, mais de 52 ministros passaram pelo MEC, que atravessou diversas fases. Em 1937, passou a se chamar Ministério da Educação e Saúde, com atividades relativas à educação escolar, educação extra-escolar, saúde pública e assistência médico-social. Nove anos depois, em 1943, foram incorporadas as divisões de ensino superior, ensino secundário, ensino comercial e ensino industrial. Em 1970, passou por uma organização administrativa. Hoje, a atuação do ministério vai além da educação, preocupando-se também com a inclusão social e a formação de cidadãos.
Para conhecer mais a respeito da história do Ministério da Educação, conheça a página Túnel do Tempo, a Galeria de Ministros e o decreto da sua criação.
Repórter: Cristiano Bastos