Conselheiros do Amapá e do Piauí recebem capacitação
O Amapá e o Piauí serão os primeiros estados, este ano, a receber os monitores do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE/MEC) para três dias de capacitação. Serão treinados conselheiros de alimentação escolar e agentes envolvidos na execução do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae). As oficinas nesses estados serão realizadas entre os dias 29 e 31 próximos.
No Amapá, a capital, Macapá, sediará a capacitação, na Escola Gabriel de Almeida Café (Avenida FAB, esquina com Leopoldo Machado, centro). Participarão as cidades de Macapá, Amapá, Mazagão, Santana, Itaubal, Calçoene, Vitória do Jari e Laranjal do Jari.
No Piauí, participarão as cidades de Teresina, Campo Maior, Cocal, Esperantina, Alto Longas, Buriti dos Lopes, Luzilândia e Água Brasil, no Instituto Superior de Ensino Antonio Freire (Praça Terminal Sobreira, Bairro Matinha, Teresina).
Cada cidade pode indicar cinco membros do Conselho de Alimentação Escolar (CAE) estadual e dois representantes da entidade executora, dois dos professores, dois dos pais, um da sociedade civil, um responsável pela alimentação escolar no município e um nutricionista responsável pela execução do programa.
O processo de capacitação itinerante em todas as regiões do país faz parte do Projeto UTF/BRA/067, parceria do FNDE com a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO). Durante o treinamento, serão apresentados temas relativos às áreas de gestão, nutrição, licitação, contratos, prestação de contas e controle social. Confira a programação do Amapá e do Piauí.
Repórter: Lucy Cardoso