Oficina no interior do RS reúne mais de 400 participantes
Mais de 400 participantes, entre prefeitos, secretários municipais de educação, dirigentes de escolas e professores, estiveram na cidade de Cruz Alta (RS) na quarta-feira, 29, para debater os projetos do Ministério da Educação que atendem a rede municipal de ensino. Este evento encerra uma série de oficinas no estado, que têm como objetivo diminuir as dificuldades dos gestores municipais para se inscrever nos programas do MEC.
A secretária de Educação de Cruz Alta, Estela Mares, que participou de outras três oficinas no estado, destacou o valor que deve ser dado às oficinas. “A proposta do governo é inovadora. É importante salientar a questão da descentralização das ações para aproximar os dirigentes municipais dos convênios existentes”, disse a secretária. Somente em Cruz Alta, o transporte escolar beneficia 661 alunos e a alimentação escolar 1.200 crianças do ensino infantil e 4.452 do ensino fundamental.
O município recebe cerca de R$ 200 mil do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE/MEC) para o transporte e a merenda. O vice-prefeito, Antônio Oliveira, fez coro com a secretária e lembrou a necessidade de o MEC ouvir a sociedade para saber de fato a realidade dos municípios. “É fundamental para os gestores municipais que o MEC faça esta interiorização, pois a educação está na base de uma grande sociedade”, esclareceu.
Durante o evento foram apresentados os programas de alfabetização, o fortalecimento da educação profissional, o incentivo à qualidade da educação básica e a reforma da educação superior.
As próximas oficinas serão realizadas nesta sexta-feira, 31, em Palmas (TO), e na próxima segunda-feira, 3 de abril, em João Pessoa (PB).
Repórter: Sandro Santos