CNE tem novo secretário-executivo
O professor Benício Viero Schmidt vai assumir o cargo de secretário-executivo do Conselho Nacional de Educação (CNE). A cerimônia de posse está marcada para sexta-feira, dia 7, na sede do CNE, em Brasília.
Doutor em ciência política pela Universidade de Stanford (EUA), com pós-doutorado em sociologia do desenvolvimento pela Universidade de Paris I, Schmidt vinha exercendo a função de coordenador geral de Cooperação Internacional da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior do Ministério da Educação (CGCI/Capes/MEC). Desde o início de suas atividades, em fevereiro de 2004, desenvolveu um trabalho de ampliação dos acordos internacionais da Capes.
Professor da Universidade de Brasília, exerceu ainda as funções de presidente da Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal; diretor do Centro de Pesquisas em Opinião Pública (Data/UnB); e editor da revista Universidade e Sociedade, da Andes, entre outras atividades. Entre suas obras mais importantes estão: O Estado e a Política Urbana no Brasil (LPM & UFRGS), e Entre Escombros e Alternativas, Ensino Superior na América Latina (Editora UnB).
O CNE é um órgão do MEC com atribuições normativas, deliberativas e de assessoramento ao Ministro de Estado da Educação, no desempenho das funções e atribuições do poder público federal em matéria de educação. É encarregado de formular e avaliar a política nacional de educação, zelar pela qualidade do ensino, velar pelo cumprimento da legislação educacional e assegurar a participação da sociedade no aprimoramento da educação brasileira.
Repórter: Fátima Schenini