Professor será qualificado em gestão para melhorar rendimento escolar
A adequada qualificação de diretores e vice-diretores de escolas como gestores influi no melhor desempenho dos alunos. A partir desta constatação extraída da Prova Brasil, que avalia a habilidade dos alunos de 4ª e 8ª séries de leitura e matemática, quatro mil dirigentes de escolas públicas vão fazer um curso de 360 horas na Escola de Gestores, com certificado de especialização.
Além de estudar, durante um ano, esses professores vão discutir suas práticas com colegas e especialistas e exercitar modelos de gestão democrática. A primeira turma da Escola de Gestores inicia as aulas no dia 13, em Santa Catarina, e a segunda, dia 22, no Rio Grande do Norte. São 400 cursistas em cada estado.
As outras turmas para professores do Ceará, Piauí, Pernambuco, Bahia, Espírito Santo, Tocantins, Mato Grosso e Rio Grande do Sul começam a formação entre janeiro e março de 2007.
O curso, explica o coordenador de articulação dos sistemas de ensino da Secretaria de Educação Básica (SEB/MEC), Arlindo Queiroz, visa ampliar as possibilidades de aproveitamento escolar apontadas pela Prova Brasil aplicada em 2005. A prova mostrou ao Ministério da Educação e aos estados e municípios que o bom rendimento escolar está associado a dois fatores: formação do professor e qualificação do gestor. A formação de professores está consolidada e em andamento, e agora o ministério investe na melhoria administrativa dos dirigentes.
O conteúdo da Escola de Gestores está dividido em seis módulos, a distância, que serão ministrados por professores de universidades federais em cada estado. Constam do programa fundamentos do direito à educação; políticas e gestão; planejamento e práticas de gestão escolar; oficinas tecnológicas; e o projeto vivencial (confrontando a teoria com a prática).
A execução da Escola de Gestores ocorre em parceria com as instituições federais de ensino superior: universidades federais de Santa Catarina (UFSC), Rio Grande do Norte (UFRN), Ceará (UFCE), Piauí (UFPI), Pernambuco (UFPE), Bahia (UFBA), Espírito Santo (Ufes), Tocantins (UFTO), Mato Grosso (UFMT) e Rio Grande do Sul (UFRGS). Arlindo Queiroz informa que a meta para 2007 é abrir 6.800 vagas da Escola de Gestores nos outros 16 estados e no Distrito Federal, e implantar cursos de atualização em gestão escolar, de 180 horas. Para esses, a previsão é de 20 mil vagas.
A Escola de Gestores é uma promoção conjunta das secretarias de Educação Básica e de Educação a Distância (Seed/MEC), do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC) e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE/MEC).
São parceiros, Conselho Nacional dos Secretários de Educação (Consed), União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições de Ensino Superior (Andifes), Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (Anped), Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e Organização dos Estados Ibero-Americanos (OEI).
Ionice Lorenzoni