Ambiente escolar tem papel importante no combate à violência
O ambiente escolar tem o um papel importante na proteção de crianças e jovens contra a violência. O tempo que os alunos passam na escola e a convivência próxima com os educadores permitem a identificação do problema logo no início. O assunto está sendo debatido durante o seminário Diferentes Diferenças: Caminho de uma Educação de Qualidade para Todos, promovido pela Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (Secad/MEC).
Segundo Leandro Fialho, coordenador-geral das Ações Educacionais Complementares da Secad, para facilitar a percepção da violência é importante investir na formação dos professores, sensibilizando-os para a questão e orientando-os sobre como agir com os alunos que sofrem agressões físicas, verbais, sexuais ou psicológicas.
O programa Escola que Protege promove a formação presencial e a distância de professores para facilitar a identificação da violência contra os alunos. Ao observarem tais indícios, os professores encaminham os casos para os conselhos tutelares, que investigam a situação e verificam a existência ou não da violência.
Para Fialho, esse é apenas um primeiro passo para solucionar o problema. “Além disso, é importante articular a formação de uma verdadeira rede de proteção à criança e ao adolescente, envolvendo áreas como saúde, assistência social e psicológica”, afirma.
Em Cariacica (ES), o programa já mostra resultados. José Elias Santos, coordenador interlocutor do projeto nas 16 escolas do município, acredita que com os cursos de formação, os professores ficaram mais sensíveis aos sinais dos alunos: apatia, medo, ações agressivas com os colegas, além de hematomas. “Nosso primeiro resultado concreto é a diminuição da violência depois da implantação do programa, que tornou as escolas mais abertas para a detecção da violência.”
Cintia Caldas