MEC forma técnicos para apoiar a Escola de Gestores
O Ministério da Educação começa a preparar nesta quinta-feira, 1º de fevereiro, 200 técnicos de nível básico dos quadros de universidades federais e de secretarias estaduais e municipais de educação. Eles irão trabalhar no apoio ao curso de pós-graduação em gestão escolar. A capacitação dos técnicos será no uso da ferramenta Moodle para a aplicação da metodologia de educação a distância, baseada na internet.
O curso, totalmente a distância, terá 20 horas de duração, ministrado em duas semanas. O programa começa com a apresentação do Moodle, seguida de atividades sobre formas de publicação de conteúdos, organização e administração de sala virtual e das ferramentas fórum, chat, enquete e tarefa.
Entre os pré-requisitos exigidos dos técnicos selecionados pelas universidades e secretarias estaduais e municipais de educação destacam-se ser usuário da internet, ter uma conta de correio eletrônico, saber usar os recursos de qualquer webmail, ter conexão banda-larga e computador com recursos de auto-falante, internet explorer, acrobat reader, windows media player.
Cursos de formação — Em 1º de março, mais 100 técnicos de nível intermediário e 25 da área de informática entram em cursos de formação. Eles vão apoiar as etapas seguintes do curso de pós-graduação em gestão escolar, que também começam em 1º de março em dez estados.
De acordo com a coordenadora pedagógica do programa na Secretaria de Educação Básica (SEB/MEC), Simone Medeiros, o ministério está preparando quadros nas universidades e secretarias estaduais e municipais de educação que vão trabalhar agora no Escola de Gestores e, posteriormente, em apoio a cursos de atualização que a SEB está projetando para o início de 2008.
Ionice Lorenzoni
Republicada com correção de informações