Brasil e Honduras retomam parceria em educação
O ministro da Educação, Tarso Genro, recebeu hoje, 18, em Brasília, o embaixador de Honduras no Brasil, Victor Manuel Lozano Urbina. Com o objetivo de estreitar relações entre os dois países na área da educação, o encontro pretende restabelecer o programa bilateral educativo entre os dois países.
Desde 1963, Honduras e Brasil possuem um acordo cultural bilateral, e a visita do embaixador visa ao encaminhamento de um novo memorando de entendimento sobre o acordo. Dentro das ações do programa bilateral PEC-G, existem hoje 29 estudantes hondurenhos estudando no Brasil em cursos de graduação e pós-graduação.
Para o embaixador Victor Manuel Lozano Urbina, "precisamos retomar o caminho das melhores relações e seguir juntos nas questões comuns. Vimos no ministro Tarso Genro uma receptividade extraordinária. Vamos agora encaminhar um documento ao MEC para que conheçam nossas maiores necessidades de apoio e colaboração".
Tarso Genro lembrou ao embaixador a base de atuação das relações diplomáticas brasileiras no atual governo, que se caracteriza por uma "postura de ajuda e solidariedade aos países mais pobres. Podemos ampliar uma política de bolsas para estudantes hondurenhos e vamos avançar na definição de um acordo de cooperação para iniciar nossas ações com uma efetividade maior", assegurou.
País de colonização e língua espanhola da América Central, Honduras tem uma população de 30 milhões de habitantes, possui o maior contingente de afrodescendentes da América Central e uma economia primária baseada no turismo e na exportação de camarões.
Também participaram da audiência a assessora de assuntos internacionais do Ministério da Educação (AI/MEC), embaixadora Vitória Alice Cleaver, e a assessora da AI/MEC, Cláudia Soares.
José Leitão