Capes e Itamaraty contribuem para a difusão da cultura brasileira
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior do Ministério da Educação (Capes/MEC) está com inscrições abertas para o processo de seleção de professores interessados em divulgar a cultura brasileira em instituições universitárias estrangeiras de 12 países. As vagas são para leitor, função regulamentada pelo Ministério das Relações Exteriores em 1999.
Segundo a assessora da Coordenação-Geral de Cooperação Internacional (CGCI/Capes), Maria Luiza Pereira de Carvalho, o candidato aprovado deverá se responsabilizar pela organização de cursos e palestras sobre a cultura brasileira. Maria Luiza adianta que os candidatos devem ter nacionalidade brasileira, experiência didática no ensino de língua portuguesa para estrangeiros, de literatura e cultura brasileiras, bem como de teoria literária e lingüística.
Exigências - Os candidatos também devem ter fluência em língua estrangeira, conforme as exigências correspondentes a cada país, e currículo cadastrado na Plataforma Lattes do Conselho Nacional de Pesquisa (CNPq). Os interessados devem solicitar suas candidaturas à Capes até o próximo dia 10 de junho. Mais informações podem ser obtidas na página eletrônica
Há cargos disponíveis na Argentina (Universidade de Córdoba); Áustria (Universidade de Viena); Barbados (Universidade das Índias Ocidentais); Colômbia (Universidad Externado de Colombia); China (Universidade de Pequim); Cuba (Universidade de Havana); França (Universidade de Nantes, Lyon 2, Paris III, Paris VIII, Paris X - Nanterre); Índia (Jawaharlal Nehru University); Itália (Universidade de Bolonha); Jamaica (Universidade das Índias Ocidentais); Reino Unido (Queen Mary Universidade de Londres, Londres - Birkbeck College, Manchester, Universidade de Gales); e Suécia (Universidade de Estocolmo).
Repórter: Fátima Schenini