Ministério participa de cooperação educacional no Mercosul
Nova Tabela de Reconhecimento de Títulos e Certificados para o Ensino Primário. Este é um dos temas dos encontros do Setor Educacional do Mercosul, que reúne representantes dos ministérios da Educação, professores, autoridades e especialistas em educação. As reuniões começaram no dia 29 de março e vão até o dia 10 de junho, na cidade de Assunção, no Paraguai.
Os encontros tratarão de assuntos fundamentais para a cooperação educacional entre os países do bloco, Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Uruguai e Paraguai. Durante as reuniões técnicas serão abordados os seguintes temas: Definição do Perfil de Eqüidade no Mercosul; Elaboração do Perfil de Projeto de Educação Tecnológica; Apresentação do Documento de Análise Descritiva de Indicadores Estatísticos do Mercosul; Apresentação do novo perfil do Sistema de Informação de Comunicação (SIC); Apresentação de propostas para o novo Plano de Ação; Avaliação do Projeto Hemisférico - Gestão Escolar para Formação e Credenciamento de Competências Laborais Básicas no Segundo Ciclo da Educação Secundária; Programa de Mobilidade de Educação Superior; Programa de Intercâmbio União Européia - Mercosul; Projeto de Bibliotecas Escolares do Mercosul; Regulamentação do Fundo de Financiamento do Mercosul (FEM).
Para o coordenador do Mercosul/MEC-AI Bruno Santos, "os eventos terão como objetivo avançar nos temas de integração regional no âmbito da educação. Todos os temas serão apreciados na 28ª reunião de ministros da Educação daquele bloco, que será realizada no dia 10 de junho de 2005". O Ministério da Educação será representado por especialistas da Secretaria de Educação Superior (SESu), Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), Secretaria de Educação Básica (SEB), Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Subsecretaria de Planejamento e Orçamento (SPO) e Assessoria Internacional do gabinete do ministro da Educação.
Repórter: Aroudinan Martins