Capes e Universidade de Montreal firmam parceria até 2008
Um acordo fechado entre a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior (Capes/MEC) e a Universidade de Montreal, no Canadá, vai conceder bolsas de estudo a, pelo menos, 12 estudantes de doutorado, por ano, até 2008, para que possam se especializar naquele país. A parceria foi firmada na Embaixada do Canadá, na terça-feira, 17, pelo presidente da Capes, Jorge Guimarães, e pelos representantes da instituição canadense, o vice-reitor de Relações Internacionais da UdeM, François Duschesneau e do diretor de Relações Internacionais, Bernard Landriault.
O Programa de Cooperação Capes/Universidade de Montreal, como foi intitulada a parceria, cria condições para a cooperação entre docentes, pesquisadores e estudantes brasileiros e canadenses em áreas como ciências humanas, naturais e da saúde.
Atualmente, a Capes financia 68 estudantes no Canadá, com as ações da Coordenação do Programa de Bolsas no Exterior. "O acordo é um estímulo adicional para o intercâmbio de docentes e alunos e tem efeito multiplicador nas relações entre os países, estabelecendo bases acadêmicas duradouras", definiu Guimarães.
Suzanne disse que esse é um momento único para os dois países: "É uma grande satisfação para o Canadá receber estudantes brasileiros. Isso renovará não apenas os laços acadêmicos, mas também os laços humanos", afirmou a embaixadora.
A prioridade na concessão de bolsas será dada ao estudante do doutorado sanduíche, uma modalidade mais curta que representa custo menor e maior eficiência. No entanto, também inclui doutorados plenos e intercâmbios de pesquisadores. Segundo Guimarães, "assinar um acordo com uma universidade de prestígio, como o caso da Universidade de Montreal, é possibilitar um avanço e mantermos um contato muito próximo com as inovações que ocorrem em cada uma das áreas do conhecimento".
Repórter: Cristiano Bastos