Programa Ética e Cidadania será apresentado na Colômbia
epresentantes de países-membros da Organização dos Estados Americanos (OEA) estarão reunidos até quinta-feira, 28, em Bogotá, para conhecer a experiência da Colômbia e dos países presentes em educação cidadã. A diretora de Políticas de Ensino Médio do MEC, Lucia Helena Lodi, representa o Brasil no Seminário Internacional de Capacitação em Competências Cidadãs e apresentará o programa Ética e Cidadania - construindo valores na escola e na sociedade.
O seminário é parte do Programa Interamericano de Educação para Valores e Práticas Democráticas, desenvolvido pela OEA, com o apoio da Comissão Interamericana de Educação (CIE). Segundo o documento divulgado, o evento é uma resposta à 3ª Reunião de Ministros da Educação, realizada em agosto de 2004, na Cidade do México. Em um dos 23 itens da Declaração do México os ministros reconhecem a importância de se formar consciência, cultura e valores democráticos nas presentes e futuras gerações.
Segundo o programa, os participantes receberão capacitação inicial sobre educação cívica baseada em competências cidadãs e analisarão a experiência da Colômbia no desenvolvimento e execução de uma reforma embasados nessas competências. Um dos objetivos do seminário é também apoiar os dirigentes no desenvolvimento de políticas afins em seus países e impulsionar o lançamento do Programa Interamericano. Os resultados do encontro irão subsidiar as reuniões de Ministros da Educação e a Cúpula das Américas, que se realizará em novembro de 2005, na cidade de Mar Del Plata, Argentina. A cúpula irá discutir, entre outros assuntos, o papel da educação para o fortalecimento da governabilidade democrática.
Brasil - O Ética e Cidadania foi lançado em 2004, em parceria com a Secretaria Especial dos Direitos Humanos, para estimular a reflexão sobre valores éticos e morais na escola. Durante o ano de 2004, a Secretaria de Educação Básica (SEB/MEC) capacitou multiplicadores e enviou material sobre inclusão social, ética, direitos humanos e convivência democrática a mais 26 mil escolas, localizadas em municípios com mais de 100 mil habitantes. Em 2005, o Ministério da Educação dará apoio financeiro a projetos apresentados pelas escolas. A forma de apresentação dos projetos e os critérios de seleção deverão ser divulgados em maio de 2005. Mais informações no portal do MEC.
Repórter: Heloisa dArcanchy