Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > Professor de classe multisseriada passa por curso de formação
Início do conteúdo da página
Ações internacionais

Ministros debatem conversão da dívida externa em recursos para educação com CNTE e CUT

  • Quarta-feira, 27 de abril de 2005, 15h26
  • Última atualização em Quinta-feira, 10 de maio de 2007, 12h50

Os ministros da Casa Civil, José Dirceu, da Educação, Tarso Genro e da Coordenação Política, Aldo Rebelo, receberam nesta quarta, 27, no Palácio do Planalto, representantes das diretorias da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) e da Central Única dos Trabalhadores (CUT) para debater a troca da dívida externa por investimentos em educação e o novo financiamento da educação básica (Fundeb).

Na oportunidade, Tarso Genro falou sobre a posição do governo frente às duas demandas apresentadas. "O governo não só está interessado como já faz um trabalho internacional na questão da conversão da dívida em educação e incorpora, inclusive, representantes de entidades, num grupo de trabalho misto do governo, para uma elaboração técnica do processo político. Em relação ao Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb), o ministro disse que a proposta do MEC está fortalecida, pois foi acolhida pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva. "Tenho advertido internamente o governo que a proposta do presidente Lula, de fazer uma revolução de qualidade na educação brasileira e expansão no ensino médio, não será feita sem o Fundeb", observou o ministro.

A presidente da CNTE, Juçara Dutra, saiu satisfeita da reunião. "O debate foi produtivo, pois o governo anunciou que vai mandar o projeto de emenda constitucional do fundo da educação para o Congresso, em tempo de ser votado".

Antes do encontro na Casa Civil, ocorreu a marcha dos trabalhadores em educação, que reuniu mais de 4 mil manifestantes na Esplanada dos Ministérios, em campanha pela conversão da dívida externa em investimentos para a educação e pela aprovação do novo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb).

Participaram do encontro além dos ministros, parlamentares engajados nas questões de educação e os presidentes da União Nacional de Estudantes (UNE) e da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes).

Repórter:Sandro Santos

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
X
Fim do conteúdo da página