Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > Inep realiza audiência pública sobre sistema de avaliação
Início do conteúdo da página
Ações internacionais

Cabo Verde negocia conversão da dívida com o Brasil

  • Segunda-feira, 17 de outubro de 2005, 12h40
  • Última atualização em Terça-feira, 15 de maio de 2007, 10h01

A proposta de trocar a dívida externa por investimentos em educação foi negociada por uma missão brasileira que esteve em Cabo Verde entre os dias 7 e 14 últimos. A dívida daquele país com o Brasil é de aproximadamente U$ 3 milhões (R$ 6,7 milhões). A viagem aconteceu a pedido da ministra da Educação de Cabo Verde, Filomena Martins, em reunião com o ministro Fernando Haddad em 22 de agosto.

“A ministra agradeceu a rapidez com que o MEC respondeu ao pedido”, disse o chefe da delegação brasileira em Cabo Verde, Alexandre Silveira, da Assessoria de Assuntos Internacionais do MEC. Segundo ele, ficou acertado que o país africano enviará pedido formal de conversão da dívida.

O Brasil ajuda o país africano a instalar a primeira universidade pública. O MEC e a Agência Brasileira de Cooperação, do Ministério das Relações Exteriores, vão implementar até o fim do ano quatro programas para o desenvolvimento educacional de Cabo Verde.

O projeto Educação Profissional em Turismo e Hospitalidade vai capacitar 150 cabo-verdianos na área de turismo para aprimorar o potencial da região. Segundo a professora Lisandra Lavoura, do Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet) de Goiás, a idéia é desenvolver o turismo nas ilhas que recebem investimentos estrangeiros. “Daremos cursos de cozinha, recepção, camareira, lazer, recepção e eventos”, enumerou.

Escola — O projeto Escola de Todos vai melhorar o atendimento a portadores de necessidades especiais, com a formação de 180 professores e instalação de 22 centros de recursos multifuncionais. Serão enviados 160 kits com material em braile. O Brasil vai apoiar a instalação da Universidade de Cabo Verde no desenvolvimento dos cursos, planejamento e gestão. Na residência médica, a parceria possibilitará a instalação de serviços, em fase-piloto, no Hospital Agostinho Neto. Serão criados cursos de clínica médica, cirurgia-geral e pediatria.

A delegação inaugurou a Coleção de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Profissionais terão acesso a milhares de títulos nacionais e internacionais de nível acadêmico.

Embora pertença ao continente africano, Cabo Verde é um arquipélago de sete ilhas no Oceano Atlântico. Ex-colônia portuguesa, que servia de parada nas viagens ao Brasil na época da colonização, tem 415.219 habitantes. Estima-se, porém, que um milhão de cabo-verdianos viva em outros países.

Repórter: Flavia Nery

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
X
Fim do conteúdo da página