Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > Base Nacional determina alfabetização até o segundo ano do ensino fundamental
Início do conteúdo da página
Ações internacionais

Representantes da Educação no Mercosul avaliam resultados de reuniões

  • Quarta-feira, 11 de maio de 2005, 09h18
  • Última atualização em Sexta-feira, 11 de maio de 2007, 09h12

O Comitê Coordenador Regional do setor Educacional do Mercosul traçou as linhas gerais dos documentos que serão apreciados na 28ª Reunião de Ministros da Educação e avaliou também os resultados alcançados na educação dos seus países. O encontro será realizado na cidade de Assunção, Paraguai, no dia 10 de junho.

O documento final traz alguns pontos que obtiveram consenso nos debates, como, por exemplo, a nova tabela de reconhecimento de títulos e certificados para o ensino básico. Entre os temas identificados pelos representantes dos respectivos ministérios da Educação está a negociação para abertura da conta bancária para o Fundo de Financiamento do Setor Educacional (FEM), com o objetivo de custear ações de desenvolvimento do bloco educacional do Mercosul.

Foi proposto o início das negociações para a futura integração entre o Mercosul e os países da América Central, com relação ao ensino básico, iniciou-se a avaliação do plano de ação 2001-2005 e foram feitas reflexões sobre o próximo plano de ação.

Com relação às Bibliotecas Escolares do Mercosul, houve um avanço com a decisão da distribuição de um acervo de 30 obras de literatura de países do Mercosul em 15 instituições públicas de cada país, em zonas fronteiriças, no início de 2006. Foi proposta a criação de um mecanismo de fortalecimento institucional do Mercosul, com as seguintes funções: levantar e sistematizar os antecedentes institucionais do Mercado; propor recomendações de integração; e elaborar e administrar projetos. Aprovou-se um informe analítico descritivo e comparativo do setor educacional do Mercosul, que será impresso e editado em português e espanhol, com tiragem de 1,8 mil exemplares e 3 mil CD-ROMs.

O Brasil estará incumbido, ainda, de apresentar um novo sítio do Sistema de Informações e Comunicação do Mercosul (SIC), na web, no segundo semestre de 2005.

O Comitê Coordenador Regional do setor educacional do Mercosul esteve reunido no final do mês de abril. Os representantes dos países membros (Argentina, Brasil, Uruguai, Paraguai) e do Chile, país associado, fizeram um relato sobre as discussões, em seus respectivos países, e as recomendações a que chegaram após o intercâmbio com os demais países do bloco.

Concurso - A delegação brasileira, por meio da Assessoria Internacional do Ministério da Educação, apresentou a convocatória do projeto Caminhos do Mercosul - 2005, que terá como tema Brasília Patrimônio  Cultural da Humanidade.

Participaram das reuniões, representando o Brasil, o chefe da Assessoria Internacional do gabinete do Ministro, Alessandro Warley Candeas, professores, autoridades e especialistas em educação da Secretaria de Educação Superior (SESu), Secretaria de Educação Básica (SEB), Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e Subsecretaria de Planejamento e Orçamento (SPO).

Repórter: Aroudinan Martins

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
X
Fim do conteúdo da página