Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > MEC publica edital do processo seletivo para o segundo semestre de 2019
Início do conteúdo da página
Ações internacionais

3º Fórum Educacional do Mercosul. Confira na agenda.

  • Terça-feira, 14 de novembro de 2006, 07h50
  • Última atualização em Terça-feira, 22 de maio de 2007, 11h36

3º Fórum Educacional do Mercosul

Belo Horizonte

De 21 a 23 de novembro, ocorre o 3º Fórum Educacional do Mercosul, no prédio da reitoria da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em Belo Horizonte (MG). O fórum é espaço de discussão da sociedade civil dos países do bloco sobre educação na perspectiva da integração. Participarão dez países (Brasil, Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela). Temas: inclusões, financiamento, educação para integração, educação em diferentes espaços de aprendizagem e cidadania, dimensões do direito à educação e valorização das trabalhadoras e dos trabalhadores da educação. Contato: (61) 2104-9595 ou 2104-8836.

 

Ensino fundamental de nove anos na TV Escola

A TV Escola exibe, esta semana, de 13 a 19 de novembro, série animada que trata do primeiro contato das crianças com a escola e o ensino fundamental de nove anos. Os episódios englobam educação infantil, ensino fundamental e médio. Sobre a ampliação do ensino fundamental, o programa Salto para o Futuro Especial – Ensino Fundamental de Nove Anos tem o objetivo de provocar uma reflexão sobre a inserção das crianças de seis anos no ensino fundamental, integrando-o à educação infantil. O enfoque é para uma escola contextualizada que considere as especificidades das crianças nesta faixa etária, com as seguintes abordagens: a infância e as infâncias, os processos de ensino e de aprendizagem, o trabalho com as linguagens na escola e nos demais espaços socioculturais.

A TV Escola pode ser acessada pelos canais 27 (SKY), 237 (DirectTV) e 4 (Tecsat) e também por antena parabólica analógica e digital. Os horários de todos os programas, assim como as sinopses, estão disponíveis no sítio da TV Escola.

 

Olimpíada Brasileira de Matemática

As provas da segunda fase da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas, a Obmep 2006, serão realizadas no dia 18 de novembro, a partir das 14h30 (horário de Brasília). Mais de 600 mil alunos de todo o País estão habilitados para esta fase. Os estudantes podem conferir os locais de prova (centros de aplicação) na página da Obmep, ou pelos telefones (21) 2529-5084 da Coordenação-Geral da Obmep e 0800 616161 do Fala Brasil!


Inscrições Fies

No dia 19 de novembro, termina o prazo para inscrição dos alunos participantes do Programa Universidade para Todos (ProUni) no Programa de  Financiamento Estudantil (Fies). Para os demais alunos, as inscrições vão até o dia 26 de novembro. Este ano, o Fies dará prioridade aos alunos do ProUni que, para participar, devem ter bolsas parciais de 50% e estar regularmente matriculados em cursos de graduação. Os alunos que não participam do ProUni precisam estar matriculados em cursos superiores de graduação que não sejam gratuitos. O resultado da seleção sai no dia 27 de novembro.


Educação a distância está na pauta em Barcelona

Barcelona

Nos dias 14 e 15 de novembro, a Universidade de Barcelona recebe o evento Educação a Distância, Educação Virtual, Educação Aberta no Contexto Europeu e Brasileiro. Participam a coordenadora-geral do Sistema Universidade Aberta do Brasil do MEC, Maria Medianeira Padoin; a secretária de Educação Especial do MEC, professora Cláudia Dutra; e a diretora do Departamento de Políticas da Secretaria de Educação a Distância (Seesp/MEC), Claudia Griboski. Na pauta, o futuro da educação virtual, a importância dos tutores na educação a distância e a educação a distância como estratégia de formação de professores. Será transmitido ao vivo pela página eletrônica. 

 

Avaliação da formação superior e licenciaturas indígenas

Brasília

 

De 16 a 18 de novembro, será realizado o Seminário de Avaliação de Apoio à Formação Superior e Licenciaturas Indígenas. Serão avaliados os resultados dos cursos de licenciatura indígena e os avanços na construção da política pública de educação superior para os povos indígenas. O evento ocorre no Auditório Dois Candangos, Universidade de Brasília (UnB), e será promovido pelas secretarias de Educação Superior (SESu) e de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (Secad), do MEC.


Concurso estimula proatividade de jovens

As inscrições para o concurso de redação da campanha Expressa!, promovido pelo Fundo de População das Nações Unidas (Unfpa) em parceria com a MTV, movimentos jovens e outras instituições, vão até o dia 20 de novembro. As redações devem versar sobre “O que é preciso fazer para melhorar as condições de vida dos jovens”. Para participar, é necessário ter entre 15 e 24 anos, além de preencher o formulário de inscrição na página da Expressa! O resultado será divulgado até 10 de dezembro. Além do concurso de redação, os jovens podem tomar parte ao expressar suas idéias no grupo formado por representantes de movimentos jovens brasileiros e ONGs especializadas pelo endereço eletrônico da campanha: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo..

 

Encontro Internacional de Inovações Pedagógicas, Tecnologia e Cidadania

Recife

Será realizado, entre os dias 21 e 23 de novembro, o Encontro Internacional de Inovações Pedagógicas, Tecnologia e Cidadania (Einiptec), no Centro de Convenções Campus da Universidade Federal de Pernambuco, em Recife. Será discutida a integração dos governos federal, estaduais e municipais na construção de um sistema educacional de qualidade, comprometido com o social.

O evento é uma promoção da Universidade Federal do Pernambuco, prefeitura de Recife e governo de Pernambuco, com apoio das secretarias de Educação a Distância (Seed) e de Educação Básica (SEB) do MEC.

Paralelamente ao Einiptec, ocorre, entre os dias 22 e 24, a reunião técnica, no auditório do Espaço Ciência, em Olinda, promovida pela Secretaria de Educação a Distância (Seed/MEC). O público-alvo são as equipes de instituições de ensino superior e parceiras da Rede Interativa Virtual de Educação (Rived) no Fábrica Virtual.

 

Prorrogadas inscrições para bolsas no Canadá

Brasília

A Embaixada do Canadá prorrogou até 25 de novembro as inscrições do concurso 2006/2007 para os programas de bolsa de estudos do governo canadense – Faculty Enrichment Program/Bourses de Complément de Spécialisation, Faculty Research Program/Bourses de Recherche, Governor General Award/Bourses du Gouverneur General – para o período acadêmico que vai de abril de 2007 a fevereiro de 2008.

Os programas são direcionados a professores universitários com pesquisas sobre temas canadenses ou aspectos do relacionamento bilateral entre o Canadá e Brasil.

Mais informações podem ser obtidas nas páginas http://www.dfait-maeci.gc.ca/brazil/br-02a1-pt.asp ou http://www.abecan.com.br/bolsas.htm..

Alimentação escolar

Brasília

O FNDE/MEC realiza o 3º Encontro Nacional da Alimentação Escolar, de 22 a 24 de novembro, em Brasília. Este ano, o encontro apresenta o tema Alimentação Escolar – Um Direito Humano. O local de realização do evento e a programação estão disponíveis na página eletrônica do FNDE.

 

 

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
X
Fim do conteúdo da página