Governo japonês oferece bolsas de estudo para brasileiros
Estudantes brasileiros que dominam a língua inglesa e têm interesse em aperfeiçoar seus conhecimentos no Japão podem concorrer, este mês, a bolsas de estudo em programas de pós-graduação, graduação, escola técnica e cursos profissionalizantes. Para a pós-graduação, a bolsa do governo japonês é de 175 mil ienes mensais (cerca de R$ 826,00) e para os outros programas, no valor de 135 mil ienes (R$ 636,00).
Pós-graduação – A bolsa de estudo para mestrado ou doutorado, destinada à realização de pesquisas em universidades japonesas, terá duração de até dois anos. Como requisito, é necessário ter nível superior completo até setembro de 2006, idade inferior a 35 anos, domínio da língua inglesa ou japonesa e estar nas áreas de ciências humanas, exatas ou biológicas. Os benefícios abrangem bolsa de 175 mil ienes por mês, curso de língua japonesa nos primeiros seis meses do programa, passagem de ida e volta, isenção de taxas escolares e subvenção parcial de despesas médicas no Japão. A inscrição poderá ser feita até 10 de junho de 2005.
Graduação – A bolsa para cursar graduação em uma universidade do Japão tem duração de cinco anos. Os requisitos são ter ensino médio completo até março de 2006, idade entre 17 e 21 anos, domínio de inglês e conhecimento básico da língua japonesa. As bolsas são para as áreas de ciências humanas, sociais e naturais, além de engenharias e saúde. Os benefícios são: bolsa mensal no valor de 135 mil ienes, passagem de ida e volta, isenção de taxas escolares, subvenção parcial das despesas médicas e curso preparatório de língua japonesa no primeiro ano. A inscrição vai de 1º a 28 de junho de 2005.
Escola técnica – Com duração de quatro anos, a bolsa é para cursar escola técnica no Japão na área das engenharias. É preciso ter ensino médio completo até março de 2006, idade entre 17 e 21 anos até abril de 2006 e domínio da língua inglesa ou japonesa. Os benefícios são: bolsa de estudo de 135 mil ienes por mês, passagem de ida e volta, isenção de taxas escolares, subvenção parcial das despesas médicas e curso preparatório no Japão. A inscrição vai de 1º a 28 de junho de 2005.
Cursos profissionalizantes – Serão concedidas bolsas, com duração de três anos, para 13 cursos: engenharia civil e elétrica, secretariado, arquitetura, administração hoteleira, turismo, eletrônica, moda, telecomunicação, design, nutrição, fotografia e educação infantil. Ter ensino médio completo até março de 2006, idade entre 17 e 21 anos até abril de 2006 e domínio da língua inglesa ou japonesa são os requisitos. Como benefícios, os estudantes terão bolsa no valor de 135 mil ienes por mês, passagem de ida e volta, isenção de taxas escolares, subvenção parcial das despesas médicas e curso preparatório de língua japonesa e outras disciplinas no primeiro ano. A inscrição pode ser feita de 1º a 28 de junho de 2005. Os formulários de inscrição e outras informações estão disponíveis na internet.
Repórter: Ionice Lorenzoni