Professores brasileiros vão estreitar relações acadêmicas com os EUA
O programa Professor Visitante Sênior nos Estados Unidos, uma parceria entre a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior do Ministério da Educação (Capes/MEC) e a Comissão Fulbright, recebeu 44 inscrições. O programa tem o objetivo de estreitar as relações entre o Brasil e os EUA no meio acadêmico norte-americano, por meio da divulgação da ciência, tecnologia e cultura brasileiras.
Segundo informações da coordenadora adjunta de Cooperação Internacional, Fátima Battaglin, o número de inscritos poderá aumentar, uma vez que as inscrições são feitas via Correios e serão aceitas desde que as correspondências dos interessados tenham sido postadas até a data limite: 31 de março. Até esta terça-feira, 11, a área que apresentou o maior número de candidatos foi a das engenharias, com seis inscritos.
As candidaturas serão avaliadas por uma comissão formada por representantes das duas instituições. Serão analisados aspectos como o currículo do candidato, o plano de atividades e a instituição em que deseja desenvolver suas atividades nos Estados Unidos. "A avaliação deve ocorrer até o fim de abril, em Brasília, e a divulgação dos resultados está prevista para maio", diz a coordenadora.
Pesquisas - Battaglin explica que os selecionados para as dez vagas oferecidas deverão dar aulas, realizar pesquisas e proporcionar orientação técnica e científica com o objetivo de divulgar a produção científica brasileira em instituição de ensino superior norte-americana de renome. As atividades dos professores selecionados seguirão o calendário do ano acadêmico americano: de setembro de 2006 a junho de 2007.
Fátima Schenini