Fórum sobre educação nas Américas começa no dia 13
A qualidade da educação básica nos países do continente americano estará em debate entre os dias 13 e 17 deste mês, no San Marco Hotel, em Brasília. O 2º Fórum Hemisférico: a Qualidade da Educação é organizado pelo MEC e financiado pela comissão interamericana da Organização dos Estados Americanos (OEA), México e Brasil. A reunião do Fórum Hemisférico integra as atividades preparatórias para a Cúpula das Américas que será realizada na Argentina, em novembro.
Durante cinco dias, técnicos dos sistemas de avaliação de 34 países integrantes da OEA, representantes de organismos internacionais e agências financiadoras vão discutir indicadores educacionais adotados na região, comparar dados e tentar obter um consenso entre os países sobre dois temas: a definição do que é qualidade da educação e de parâmetros para sua avaliação. Já confirmaram presença representantes do México, Canadá, Colômbia, Chile, Argentina, Estados Unidos e El Salvador.
Programa – O evento será aberto na próxima segunda-feira, 13, às 9h, pelo ministro da Educação, Tarso Genro; pela diretora do Departamento de Educação, Ciência e Tecnologia da OEA, Alice Abreu; pela diretora da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), Ana Luiza Machado; e pela diretora-geral de Avaliação da Secretaria de Educação Pública do México, Ana Maria Aceves. O programa do evento já está disponível.
Repórter: Ionice Lorenzoni