Brasil e Estados Unidos querem renovar parceria na educação
O ministro interino da Educação, Jairo Jorge da Silva, recebeu nesta quarta-feira, 4, a visita do embaixador brasileiro em Washington, Roberto Abdenur, para tratar dos interesses educacionais no contexto das relações bilaterais Brasil e Estados Unidos.
Segundo o embaixador, essa cooperação já existe e é antiga. “O que objetivamos neste momento e promover uma articulação melhor, renovar os acordos de cooperação e agendar um encontro de trabalho dos dois titulares das pastas para ver como otimizar essa cooperação”, disse.
Histórico - Em 10 de outubro de 2005, o ministro Fernando Haddad teve um encontro com a secretária de Educação norte-americana, Margareth Pellings, em Paris, onde reforçaram o interesse de consolidar a cooperação em programas voltados para a educação.
Nos dias 5 e 6 de novembro do ano passado, quando da visita do presidente George Bush a Brasília, o encontro gerou um comunicado conjunto, com a definição de onze ações de cooperação, destacando propostas voltadas para a melhoria da qualidade da educação básica e a expansão da oferta da educação superior.
Abnedur acredita que as condições conjunturais são favoráveis para a efetivação de ações objetivas nas áreas de meio ambiente, ciência e tecnologia e educação. “Nosso empenho agora é para que não percamos tempo neste início de ano. Vamos reforçar a parceria e agilizar um plano de ação conjunta, pois sentimos que nossos parceiros estão plenamente dispostos”, assegurou.
Visita - Durante o encontro, o ministro interino, Jairo Jorge, informou sobre a visita do ministro Fernando Haddad a Washington, prevista para maio de 2006, onde esses interesses deverão ser aprofundados.
Repórter: José Leitão