Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > Professor de classe multisseriada passa por curso de formação
Início do conteúdo da página
Ações internacionais

Brasília vai sediar 2ª Reunião do Fórum Hemisférico Educacional

  • Sexta-feira, 10 de junho de 2005, 16h50
  • Última atualização em Terça-feira, 12 de junho de 2007, 04h52

A qualidade da educação básica nos países do continente americano estará em evidência entre os dias 13 e 17 deste mês, no San Marco Hotel, em Brasília, onde ocorrerá a 2ª Reunião do Fórum Hemisférico Educacional. O evento será aberto às 9h pelo presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC), Eliezer Pacheco, representando o ministro da Educação, Tarso Genro.

O fórum terá como tema A Qualidade da Educação Básica Oferecida às Crianças e Jovens das três Américas e será organizado pelo MEC e financiado pela Comissão Interamericana da Organização dos Estados Americanos (OEA), México e Brasil. Esta reunião integra as atividades preparatórias para a Cúpula das Américas que será realizada na Argentina em novembro.

O fórum contará com a participação de técnicos dos sistemas de avaliação e de informação dos 34 países-membros da OEA, de autoridades nacionais e internacionais, representantes dos principais organismos internacionais, assim como de agências financiadoras interessadas na melhoria da educação.

Durante cinco dias, técnicos dos sistemas de avaliação dos 34 países integrantes da OEA, representantes de organismos internacionais e agências financiadoras irão discutir indicadores educacionais adotados na região, comparar dados e tentar obter um consenso entre os países sobre dois assuntos: a definição do que é qualidade da educação e a eleição de parâmetros para sua avaliação. Já confirmaram presença na reunião representantes do México, Canadá, Colômbia, Chile, Argentina, Estados Unidos e El Salvador.

O objetivo do encontro, segundo a coordenadora técnica Maria Alejandra Schulmeyer, do Inep, é atender a um mandato emanado da Cúpula de Chefes de Estado e de Governo das Américas, em 1998, e realizar, em parceria com o México, um trabalho de avaliação da qualidade –sob a responsabilidade do Brasil – e sobre indicadores da qualidade – sob a responsabilidade do México.

O tema definido para caracterizar a reunião – o princípio da qualidade da educação – está relacionado ao fato de 2005 ter sido escolhido pelo MEC o Ano da Qualidade da Educação no Brasil. "O fórum está planejado de forma que, no final, se obtenha um consenso entre os países sobre a melhor definição de qualidade da educação em suas dimensões e se estabeleça parâmetros para a sua avaliação", diz Alejandra.

Segundo ela, o fórum foi concebido para que seja possível, com a participação de especialistas, consolidar os insumos destinados à elaboração de um indicador. "O objetivo é que esse indicador seja adotado pelos países e que permita a comparação de dados, bem como subsidie a preparação de estudos", diz.

Os interessados já podem acessar o programa da 2ª Reunião do Fórum Hemisférico Educacional na internet. (Assessoria de Comunicação Social do MEC)

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
X
Fim do conteúdo da página