Seminário internacional discute a educação para a paz
Professores, membros dos comitês nacional e estaduais de educação em direitos humanos, gestores da administração pública, funcionários e consultores da Organização das Nações Unidas (ONU) constituem o público principal do seminário internacional Educação para a Paz e Direitos Humanos que será realizado em Brasília, nos dias 8 e 9. O seminário marca o Dia Internacional dos Direitos Humanos celebrado em 10 de dezembro.
O evento, promovido pela Secretaria-Geral da Presidência da República, Núcleo de Estudos para a Paz e Direitos Humanos da Universidade de Brasília e pela Universidade para a Paz da ONU, tem o apoio do Ministério da Educação. Nos dois dias de trabalho, os organizadores querem mostrar a experiência internacional da Universidade para a Paz e as potencialidades de parceria com o Brasil; expor as experiências dos núcleos e centros de pesquisas das universidades brasileiras; aprofundar a discussão sobre o estudo e a educação para a paz e sua inserção num projeto transformador da realidade violenta das periferias das grandes cidades.
MEC - Das cinco mesas de trabalho, o Ministério da Educação tem participação direta em duas. No dia 8, das 10 às 13 horas, o secretário de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, Ricardo Henriques, participa da mesa que vai discutir abordagens da educação para a paz e a segurança humana; e no dia 9, das 8h30 às 10h30, o diretor de programas da Capes, José Fernandes de Lima, coordena a mesa que vai apresentar os projetos de pesquisa e programas das universidades brasileiras e o lançamento de editais da Capes para a parceria com a Universidade para a Paz da ONU. Confira o programa completo.
Repórter: Ionice Lorenzoni