MEC e FAO desenvolvem projeto de hortas comunitárias escolares
Sessenta escolas públicas de ensino fundamental dos municípios de Santo Antônio do Descoberto (GO), Saubara (BA) e Bagé (RS) vão trabalhar com hortas comunitárias e aliar a atividade à educação ambiental e à alimentação saudável e sustentável. O projeto será desenvolvido pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE/MEC), com o apoio da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) e das prefeituras locais, e deverá beneficiar, inicialmente, cerca de 180 mil pessoas dos três municípios. O assunto está sendo discutido hoje, 15, no workshop Educação Alimentar, Nutricional e Ambiental, no centro de convenções do Corporate Financial Center, em Brasília.
No mesmo local, serão debatidas as experiências de hortas escolares apresentadas no 1º Encontro Nacional de Experiências Exitosas em Alimentação Escolar, em setembro último. O workshop objetiva sistematizar essas experiências e discutir a implementação de hortas escolares nas escolas públicas, como eixo gerador de dinâmicas comunitárias e do desenvolvimento local sustentável. O encontro definirá a metodologia a ser aplicada na implantação do projeto, que se inicia este mês com a capacitação de gestores, mobilização e conscientização dos alunos e da comunidade escolar das três cidades.
A idéia é que, até dezembro de 2006, as 60 escolas estejam colhendo verduras, leguminosas e frutas, para reforçar a merenda escolar e utilizar a experiência na aquisição de novos conhecimentos. “Vamos incentivar a implantação de hortas nas escolas, mas com uma visão mais abrangente e multissetorial, que envolve não só a questão da qualidade da alimentação na escola, mas a educação ambiental”, explicou José Henrique Paim, presidente do FNDE. Segundo ele, o projeto deve ser ampliado para outros municípios e sua sustentabilidade se dará por meio do envolvimento da comunidade escolar. Paim disse também que o FNDE trabalha forte junto aos conselhos de alimentação escolar e recuperou o poder de compra da merenda escolar, que ficou cerca de 10 anos congelado.
Segundo Vera Boerger, oficial em Educação, Extensão e Comunicação para o Desenvolvimento da FAO, o projeto Horta Escolar como Eixo Gerador de Dinâmicas Comunitárias, Educação Ambiental e Alimentação Saudável e Sustentável oferecerá material didático aos professores e fará uma capacitação especial para merendeiras. “Existem vários projetos de hortas comunitárias no Brasil e em outros países, mas queremos, além da horta, fazer um laboratório vivo, para falar de saúde, nutrição, economia e outros temas”, explicou.
Francisco Menezes, presidente do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea), ligado à Presidência da República, destacou a importância do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), já desenvolvido pelo FNDE, que está completando 50 anos, e que leva merenda para todos os alunos da educação fundamental do país. Disse que o novo projeto fortalecerá o trabalho do Consea. Já José Turíbio, representante da FAO no Brasil, afirmou que a iniciativa faz parte de um pacote de apoio ao programa Fome Zero e que os professores ganharão espaço fora das salas de aula para aplicar conhecimentos.
Na avaliação do prefeito Antônio Raimundo de Araújo, de Saubara, cidade a 100 km de Salvador, no litoral da Bahia, toda a comunidade vai se envolver no projeto. “Vai dar certo e será exemplo para todo o País”, afirmou. O prefeito lembrou que Saubara, com 12 mil habitantes, é um município carente, que vive basicamente da pesca e da transferência dos recursos federais, e que está empenhado em participar pessoalmente do projeto. Os prefeitos Moacir Machado, de Santo Antônio do Descoberto (GO), e Fernando Mainardi, de Bagé (RS), participam do workshop.
Na programação, que prossegue até sexta-feira, em Brasília, serão apresentados temas como Fatores de Êxito na Educação Alimentar e Nutricional, Estratégias e Ações da FAO, e A Horta Escolar na Educação Ambiental, Alimentar e Nutricional e sua Importância para a Comunidade. Experiências de hortas comunitárias em Massaroca (BA), Pirenópolis e Goiânia (GO), Niterói (RJ) e Curitiba (PR) serão apresentadas. No final do workshop serão feitas as conclusões e recomendações finais. Participam técnicos do MEC, da FAO, de secretarias municipais de Educação, prefeitos das escolas do projeto-piloto, entre outras autoridades.
Repórter: Susan Faria