Missão de Moçambique conhece programa de alimentação escolar
Uma missão do governo de Moçambique estará em Brasília, na próxima segunda-feira, 14, para conhecer a estrutura e o funciotitle_aliasnto do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE/MEC). A missão terá encontros, ainda, com autoridades do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea) e com membros do Conselho de Alimentação Escolar de Goiás e Distrito Federal.
No dia 15, o grupo conhecerá o Instituto de Permacultura, em Pirenópolis (GO), e a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), empresa pública vinculada ao Ministério da Agricultura. Dia 16, participa do seminário nacional Educando com Horta Escolar e de reunião com a Associação Brasileira de Cooperação (ABC), do Ministério das Relações Exteriores. Na quinta-feira, 17, a missão vai à Bahia visitar o projeto de agricultura familiar do município de Serrinha.
A comitiva de Moçambique é composta pelo diretor nacional para os programas especiais do Ministério da Educação, Eurico Banze; o diretor nacional adjunto da Planificação, Cremildo Binana; e pelos representantes do Programa Mundial de Alimentos (PMA), Carla Honwana e José Castillo.
Acordo — A cooperação brasileira com países africanos de língua portuguesa é resultado de memorando de entendimento assinado em outubro de 2005 entre o FNDE e a Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO/ONU), para disseminar o modelo do Pnae em países em desenvolvimento. Na mesma ocasião, o governo brasileiro se comprometeu a cooperar na implementação de programas de alimentação escolar em Angola, Moçambique e Cabo Verde.
Em agosto de 2006, técnicos do FNDE visitaram Moçambique para assessorar o governo local na elaboração e implantação do seu programa de alimentação escolar. Para conhecer a realidade moçambicana, a equipe do FNDE viajou dois dias pelo interior do país visitando escolas de diversas províncias. A assistência brasileira envolve a construção do modelo do programa e a capacitação de nutricionistas, gestores, agentes de controle social e merendeiras.
Lucy Cardoso