Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > Professores brasileiros buscam aperfeiçoamento fora do país
Início do conteúdo da página
Ações internacionais

Ministros discutem criação de universidade em Cabo Verde

  • Sexta-feira, 19 de agosto de 2005, 09h40
  • Última atualização em Segunda-feira, 14 de maio de 2007, 11h20

A implantação da Universidade de Cabo Verde será debatida pelo ministro da Educação, Fernando Haddad, e pela ministra da Educação e Valorização dos Recursos Humanos de Cabo Verde, Filomena Martins, na segunda-feira, 22, em Brasília. A cooperação brasileira para a instalação da primeira universidade pública no país africano foi acertada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em julho do ano passado.

O MEC vai dar consultoria técnica no planejamento da universidade e qualificar professores. O governo de Cabo Verde pretende formar no Brasil o corpo docente da nova instituição. Dos 300 professores do ensino superior do país, só 3% são doutores e 21%, mestres. A universidade será concebida segundo os padrões brasileiros de instituições públicas de ensino superior.

No encontro, também serão analisados programas que trazem cabo-verdianos para estudar no Brasil. De 2000 a 2005, vieram 1.093 estudantes de graduação e 36 de pós-graduação.

Características – Embora pertença ao continente africano, Cabo Verde é um arquipélago de sete ilhas no meio do Oceano Atlântico. Ex-colônia portuguesa que servia de parada nas viagens ao Brasil na época da colonização, tem hoje uma população de 415.219 habitantes. No entanto, estima-se que exista um milhão de cabo-verdianos vivendo em outros países. O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), de 0,727, é considerado de médio desenvolvimento, assim como o do Brasil, que é 0,775.

Repórter: Flavia Nery

 

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
X
Fim do conteúdo da página