Pernambucana vence concurso Caminhos do Mercosul
O Ministério da Educação divulgou a relação de vencedores do concurso histórico-literário Caminhos do Mercosul 2005, cujo tema foi Brasília, Patrimônio Cultural da Humanidade. Em primeiro lugar, ficou o trabalho da pernambucana Juliana Melcop de Castro, Areia, Curvas e Poesia: Psicologia de uma Composição. Os seis estudantes premiados farão uma viagem a Brasília, no período de 2 a 9 de outubro.
O concurso foi realizado também nos três outros países do Mercosul (Argentina, Uruguai e Paraguai) e nos dois associados (Bolívia e Chile). São seis vencedores de cada, totalizando 36. Todos viajarão juntos para Brasília. Os gastos com transporte aéreo e terrestre, hospedagem e alimentação serão custeados pelo Brasil.
Promovido pelo Setor Educacional do Mercosul (SEM) e a Organização dos Estados Ibero-Americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI), o concurso é dividido em três seleções em cada país: na escola, na secretaria estadual de educação e no Ministério da Educação.
Memória - O concurso foi lançado em 26 de março de 2003, para comemorar o Dia do Mercosul e os dez anos de criação do bloco. É coordenado por um país a cada ano. Em 2003, foi a Argentina, que escolheu o tema O Gaúcho e o Cruzeiro do Sul; em 2004, foi o Chile, com Pablo Neruda: poeta, cidadão, político e Prêmio Nobel de Literatura.
Repórter: Aroudinan Martins