Jovens Embaixadores: lista sai na quinta-feira
A relação dos 25 jovens selecionados para conhecer os Estados Unidos em janeiro, por meio do programa de intercâmbio cultural Jovens Embaixadores 2006, será divulgada na quinta-feira, 6. O anúncio será feito às 13h, na Embaixada dos EUA, em Brasília, pelo secretário adjunto de Estado norte-americano, Robert Zoellick, e o embaixador no Brasil, John Danilovich.
Mais de dois mil estudantes do ensino médio participaram do processo de seleção, que envolveu instituições parceiras da Embaixada dos EUA no Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Pernambuco, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Roraima, Santa Catarina, Sergipe, São Paulo e Tocantins.
Os jovens terão uma semana cheia de atividades na capital, Washington, e passarão a outra convivendo com uma família norte-americana e freqüentando aulas em uma escola de ensino médio (high school).
O jovem Abner Bezerra, 19 anos, estudante de administração da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), foi um jovem embaixador do programa em 2004. “Ser um dos selecionados foi um sonho realizado. A bagagem cultural que a gente troca lá nos EUA é muito grande”, disse.
Jovens Embaixadores – O programa, que está na quarta edição, representa uma das ações de responsabilidade social da Embaixada dos Estados Unidos e conta com o apoio do Ministério da Educação, do Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Educação (Consed), da agência de viagens Navigant Travel, da Petrobrás, e dos centros binacionais Brasil-Estados Unidos. Não tem custo financeiro algum para os participantes, já que é patrocinado pelo governo dos EUA e conta com o apoio das empresas americanas Federal Express (Fedex), Continental Airlines e da ONG norte-americana Companheiros das Américas.
É voltado para jovens da rede pública de ensino entre 15 e 18 anos que tenham perfil de destaque, liderança e consciência cidadã. O objetivo é que os participantes aprimorem o conhecimento da língua inglesa e ampliem os horizontes acadêmicos e profissionais.
Repórter: Sonia Jacinto