Concurso Caminhos do Mercosul celebra integração continental
O Ministério da Educação sediou nesta sexta-feira, 7, a cerimônia de despedida e entrega dos certificados aos 36 participantes do concurso histórico-literário Caminhos do Mercosul. Realizado anualmente, o concurso reúne alunos do ensino médio dos países que compõem o bloco – Argentina, Brasil, Uruguai e Paraguai – e dos associados Bolívia e Chile. Este ano, o tema da redação foi Brasília – Patrimônio Cultural da Humanidade.
O argentino Alejandro Scarabelli, de 16 anos, deixa a capital federal pensando em ser diplomata. “Conhecer Brasília tem sido uma experiência rica. A amizade entre os povos se fortalece com oportunidades de visitação, conhecimento e intercâmbio. Pretendo seguir carreira diplomática para atuar no fortalecimento da união latina.”
Caroline Gomes, baiana de Juazeiro, tem 16 anos e acha que os “amplos espaços” da cidade são “marcantes para a memória de qualquer visitante”. “Ver Brasília na televisão não diz nada da vida da cidade.”
Cláudia Baena, da Assessoria Internacional do MEC, disse: “Brasília foi nosso tema este ano pelos seus significados político, cultural, urbanístico e arquitetônico”. Para ela, o encontro foi um exemplo de integração continental.
Cada país selecionou seis estudantes, que tiveram como prêmio visitar a capital brasileira. Eles ficarão em Brasília até domingo, 9. Em novembro, o Paraguai, organizador da edição 2006, definirá o próximo tema.
Repórter: José Leitão