Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > Recursos tecnológicos e aulas criativas estimulam estudantes
Início do conteúdo da página
Ações internacionais

Programa de intercâmbio com a França seleciona participantes

  • Segunda-feira, 17 de outubro de 2005, 12h44
  • Última atualização em Terça-feira, 15 de maio de 2007, 10h01

Representantes do Brasil e da França se reúnem, nesta terça e quarta-feira, dias 18 e 19, em Paris, para fazer a seleção final de propostas de projetos que concorrem ao programa de intercâmbio científico Brasil-França. Do total de 91 propostas recebidas, 80 receberam parecer favorável da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior do Ministério da Educação (Capes/MEC). Elas serão examinadas durante reunião binacional, no Ministério das Relações Exteriores da França.

O programa é desenvolvido em conjunto entre a Capes e o Comitê Francês de Avaliação da Cooperação Universitária com o Brasil (Cofecub), para estimular a formação de redes de equipes interinstitucionais, associando brasileiros e franceses.

Conhecido como Capes/Cofecub, o programa apóia a realização de missões de trabalho para brasileiros e franceses, além de bolsas de estudos para brasileiros. Um de seus objetivos é estimular a formação e o aperfeiçoamento de pós-graduandos e professores, dos dois países, nas modalidades de doutorado-sanduíche (estágio de doutorando no exterior) e pós-doutorado.

Proposta – Segundo a técnica da Coordenação-Geral de Cooperação Internacional (CGCI/Capes), Jussara Prado, as propostas recebidas foram priorizadas de maneira independente pela Capes e pelo Cofecub. Durante a reunião binacional, os participantes tentarão compatibilizar as escolhas, além de negociar a seleção dos projetos que melhor atendam às expectativas das duas agências. “A expectativa é de que sejam aprovados de dez a 20 projetos”, diz.

A reunião terá a participação da coordenadora adjunta da CGCI, Fátima Battaglin, e de quatro consultores brasileiros. A área de ciências exatas e da terra será representada por Lívio Amaral, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul; a área das engenharias, por Álvaro Prata, da Universidade Federal de Santa Catarina; a área de ciências humanas, por Fernanda Sobral, da Universidade de Brasília; e a área de ciências biológicas e saúde, terá como representante Luiz Carlos Silveira, da Universidade Federal do Pará.

Repórter: Fátima Schenini

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
X
Fim do conteúdo da página