Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > MEC credencia curso de medicina de faculdade em Eunápolis/BA
Início do conteúdo da página
Ações internacionais

OEI apóia criação do Instituto Machado de Assis

  • Segunda-feira, 12 de dezembro de 2005, 12h46
  • Última atualização em Quarta-feira, 30 de maio de 2007, 05h50

O secretário-geral da Organização dos Estados Ibero-Americanos (OEI), Francisco Piñon, disse nesta segunda-feira, dia 12, que a entidade vai ajudar o Brasil a implementar o Instituto Machado de Assis. “A presença de diretores de projetos da OEI no México, Honduras, Paraguai e Argentina neste encontro demonstra a disposição que teremos para auxiliar o Brasil na criação do instituto”, declarou Piñon, durante reunião da Comissão de Língua Portuguesa, em Brasília.

A exemplo de países como Portugal, Espanha e Alemanha, que mantêm institutos de promoção de seus idiomas em outros continentes (Camões, Cervantes e Goethe, respectivamente), o Brasil pretender difundir a cultura brasileira e o português fora do espaço lusófono com a criação do Instituto Machado de Assis. De acordo com o chefe do departamento cultural do Ministério das Relações Exteriores, Paulo César Vasconcelos, o instituto terá um papel importante para padronizar o ensino da língua portuguesa no exterior. “Hoje, o ensino do português está sendo muito procurado, mas é feito com base em experiências locais”, afirmou.

Na avaliação da professora Eni Pulcinelli Orlandi, da Universidade de Campinas, integrante da comissão, a latinidade dos países deve contribuir para o trabalho do instituto. “Isso pode reforçar e se somar às políticas de lingüística que serão utilizadas pelo instituto”, afirmou.

Segundo o secretário-executivo adjunto do MEC, Ronaldo Teixeira da Silva, a instalação do Instituto Machado de Assis tem o apoio do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, do primeiro-ministro de Portugal, José Sócrates, e da Cúpula Ibero-Americana, por meio da declaração de Salamanca.

Repórter: Flavia Nery

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
X
Fim do conteúdo da página