Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > Professores brasileiros buscam aperfeiçoamento fora do país
Início do conteúdo da página
Ações internacionais

Inscrições abertas para projetos de material pedagógico voltado à história

  • Quinta-feira, 23 de março de 2006, 10h27
  • Última atualização em Quinta-feira, 17 de maio de 2007, 11h14

O Ministério da Educação, em parceria com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), está recebendo inscrições de projetos de material didático-pedagógico voltado ao reconhecimento e valorização da história, da cultura e da identidade afro-brasileiras e africanas, nas categorias de livros, vídeos, jogos ou brinquedos. As inscrições, abertas no dia 21 deste mês, vão até 21 de junho.

Segundo Eliane Cavalleiro, coordenadora-geral de Diversidade e Inclusão Educacional do MEC, o objetivo do concurso é incentivar a produção de material didático-pedagógico vinculado à temática das relações étnico-raciais para todos os níveis educacionais, de acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. “Somente serão considerados os trabalhos inéditos. Eles deverão ser inscritos por profissionais graduados em qualquer área”, lembra Eliane.

A seleção de material didático-pedagógico compreende três categorias: livros, vídeos e jogos, ou brinquedos. Elas estão distribuídas em cinco modalidades: educação infantil; ensino fundamental I (1ª a 4ª séries); ensino fundamental II (5ª a 8ª séries); ensino médio; e ensino superior (licenciaturas).

Poderão concorrer brasileiros e estrangeiros residentes no Brasil. Para os candidatos na modalidade livro será exigido, no mínimo, o título de graduação. O material didático-pedagógico poderá ser produzido individualmente ou em grupo. Cada concorrente poderá inscrever-se, individualmente ou em grupo, somente uma vez, em uma única modalidade. A premiação tem o valor bruto de R$ 20 mil, ao primeiro lugar de cada modalidade/categoria. A comissão julgadora poderá indicar até três menções honrosas que serão agraciadas exclusivamente com certificado de destaque.

No ano passado, o MEC produziu oito livros de profissionais e pesquisadores de diferentes áreas do conhecimento para auxiliar os profissionais de educação no aprofundamento dos temas. “Agora em março, o MEC já lançou mais dois livros e temos previsão de lançar outros este ano. A política do ministério é investir na produção destes materiais que podem ser enviados gratuitamente tanto para os alunos quanto para os profissionais de educação”, lembra Eliane.

Todas as informações referentes ao edital do concurso podem ser encontradas na página eletrônica da Unesco. Os projetos devem ser entregues pessoalmente ou por Sedex, até o dia 21 de junho, para a Coordenação-Geral de Diversidade e Inclusão Educacional (CGDIE), no seguinte endereço: SGAS 607, lote 50, 2º andar, sala 205, edifício-sede do Conselho Nacional de Educação - CNE/MEC, Asa Sul, Brasília-DF.

Repórter: Sonia Jacinto

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
X
Fim do conteúdo da página