Governo federal discute cooperação descentralizada na França
Dando seguimento ao novo patamar de cooperação inaugurado no Ano do Brasil na França (2005), acontecerá, entre os dias 22 e 24 de maio, em Marselha, o Primeiro Encontro da Cooperação Internacional Descentralizada/ Federativa Franco-Brasileira, para discutir novas oportunidades de cooperação Norte-Sul, a partir de uma agenda compartilhada entre os países.
O evento reunirá representantes dos governos brasileiro e francês, coletividades francesas, cidades e estados brasileiros e suas respectivas associações. No âmbito da educação, duas mesas de debates estão previstas: uma para tratar do acesso dos jovens à educação de qualidade e outra para debater cooperação científica, tecnológica e universitária.
O objetivo do evento é apoiar e complementar a ação dos estados nacionais. Estados brasileiros têm parcerias com regiões francesas há anos. Uma das mais estáveis ocorre entre o município de Diadema (SP) e a cidade de Montreuil, no âmbito da segurança cidadã e da prevenção da delinqüência. No plano do intercâmbio universitário, merece destaque o colégio doutoral franco-brasileiro.
Está prevista a criação de uma nova modalidade de cooperação com os estados brasileiros, favorável à integração regional. A viabilidade da proposta será tratada durante o encontro, que discutirá, também, mecanismos de combate às desigualdades sociais.
Lívia Jappe