Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > Professores vão aos EUA para fazer curso intensivo de inglês
Início do conteúdo da página
Ações internacionais

Cabo Verde pede ajuda do MEC na área de educação a distância

  • Terça-feira, 29 de maio de 2007, 18h03
  • Última atualização em Terça-feira, 26 de junho de 2007, 09h28

O ministro da Educação, Fernando Haddad, e a ministra de Educação e Ensino Superior de Cabo Verde, Filomena Vieira Martins, discutiram nesta terça-feira, 29, o andamento dos acordos de cooperação técnica celebrados entre os dois países na área da educação. A ministra falou do desafio do seu país para construir o plano estratégico do ensino superior, agradeceu a colaboração do Brasil, principalmente na criação da Universidade de Cabo Verde, e expôs a necessidade de oferecer estágio aos cabo-verdianos que estudam no Brasil.

A ministra Filomena Vieira também solicitou apoio do MEC para o desenvolvimento de programas de educação a distância.“Nossa universidade tem um modelo de rede e temos que ser capazes de implementar o ensino a distância para formar os quadros de nível superior que precisamos para o desenvolvimento sustentável do país.”

Filomena disse que enfrenta dificuldade para validar certificados de conclusão de curso dos estudantes cabo-verdianos que estudam no Brasil pela falta de estágio. “Eles não conseguem fazer estágio no Brasil, embora esteja previsto no nosso plano curricular”, afirmou. Haddad explicou que a regulamentação da lei do estágio está em tramitação na Câmara dos Deputados e acenou com a possibilidade de solicitar à relatora do projeto, deputada Manuela D’Ávila (PC do B/RS), a inclusão de uma emenda sobre estágio para estrangeiros.

Haddad sugeriu a criação de um banco de dados para as obras da literatura cabo-verdiana que estão em domínio público. “Se vocês quiserem, podemos repassar a plataforma do nosso Portal Domínio Público que levamos dois anos para desenvolver”. O presidente da Coordenação de Pessoal de Nível Superior (Capes), Jorge Guimarães, presente à reunião, informou que a Universidade Federal do Rio Grande do Sul abrirá três cursos de pós-graduação na área de engenharia, em Cabo Verde. “E os alunos poderão vir ao Brasil para escrever suas teses”, disse. Os cursos fazem parte do programa Mestrado Fora da Sede.

Maria Pereira Filha

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
X
Fim do conteúdo da página