Selecionados em concurso de redação conhecem Paris
Os cinco estudantes autores dos melhores textos do terceiro concurso de redação entre universitários serão recebidos nesta quarta-feira, dia 24, em Paris, pelo vice-diretor-geral da Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco), o brasileiro Márcio Barbosa. Nesta edição, o concurso, sobre o tema Educação, Importante ou Prioritária?, teve a parceria do Ministério da Educação e ganhou abrangência nacional — das duas edições anteriores, em 2003 e 2004, participavam somente estudantes do Rio de Janeiro. A Unesco e o jornal Folha Dirigida são os idealizadores.
Os premiados cumprirão uma agenda cultural na capital francesa, na qual permanecerão por cinco dias. As cem redações finalistas serão reunidas em uma publicação a ser editada em português, inglês e francês.
Este ano, o concurso contou com a participação de 51.253 textos de universitários de instituições públicas e privadas dos 26 estados e do Distrito Federal. Uma Comissão da Fundação Cesgranrio selecionou as cem redações que constarão da antologia e, dentre estas as 20 melhores e as cinco excelentes.
Estão em Paris os estudantes Ana Aline da Silva, da Universidade Federal do Rio de Janeiro; Gabriel Merheb Petrus, da Universidade Federal do Paraná; Bernardo Sfredo Mioriando, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Gêisa Fróes de Freitas, da Universidade Estadual da Bahia, e Fábio Antônio da Costa, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. (Assessoria de Imprensa da Unesco no Brasil)