Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Ações internacionais

Concurso leva 45 estudantes à Amazônia

  • Quarta-feira, 07 de junho de 2006, 15h23
  • Última atualização em Segunda-feira, 21 de maio de 2007, 06h36

Foi publicado nesta terça-feira, 6, o resultado do concurso Conhecendo a Amazônia – A OTCA e a Juventude. Organizado pelo Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA), que reúne oito países, o prêmio concederá a 45 estudantes de ensino médio uma viagem à região Amazônica, de 24 de junho a 27 de julho. Os jovens têm entre 15 e 18 anos e nasceram em um dos oito países (Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Suriname e Venezuela) que compõem a OTCA, ou na Guiana Francesa, que participa da edição como convidada. Eles percorrerão Equador, Peru, Colômbia e Brasil, seguindo os Caminhos de Orellana, a primeira expedição registrada na história da região. O espanhol Francisco Orellana realizou o percurso entre 1541–1542, de Quito (Equador) a Belém (Pará).

Os estudantes viajarão três mil quilômetros em um barco-escola, onde terão oficinas diárias sobre a história da Amazônia, problemas enfrentados pelas populações urbana e rural, especificidade dos povos indígenas e ribeirinhos e a diversidade biológica. Segundo pesquisadores, a região concentra cerca de metade das espécies vivas do planeta.

Amanda Martimom Morgado, 16 anos, de Brasília, foi uma das premiadas com a viagem. A aluna do 2º ano abordou em sua redação questões sobre exploração predatória, biodiversidade da Amazônia e desenvolvimento sustentável. “Embora acreditasse na qualidade da redação, estou surpresa com o resultado, levando em consideração que são apenas cinco vagas para o Brasil”, afirma. A garota está ansiosa para “ver na prática” o que elaborou na teoria e “poder passar o conhecimento adiante”.

Sérgio Luiz Wermuth Figueras, 17 anos, de Palmas (TO) foi outro vencedor. O aluno do 3º ano conheceu os Estados Unidos e a Alemanha por meio de dois concursos de ciências que participou em 2005 e conta que o contato com pessoas de outros países é sempre bom. Os demais vencedores brasileiros são: Paula Abreu Moraes, de Teresópolis (RJ), Raiza Muçuña Paiva, de Rio Branco (AC), e Jean Filippe Gomes Ribeiro, de Fortaleza (CE). Os estudantes receberão seguro de viagem; passagens aéreas, terrestres e fluviais; alimentação e estadia; uniforme; e material didático.

Conhecimento – Organizada pela assessoria do Núcleo de Estudos da Amazônia, da Universidade de Brasília (UnB), a expedição pretende oferecer aos alunos conhecimento sobre o local, conscientizá-los da importância da Amazônia para os países em que vivem e comprometê-los com o futuro da região. As escolas cujos alunos forem premiados receberão um diploma da OTCA e uma carta de agradecimento aos professores que participaram do projeto. Os trabalhos serão publicados e distribuídos aos ministérios da Educação, Relações Exteriores e Cultura, aos organismos internacionais e não-governamentais, às bibliotecas públicas dos países-membros e ao território da Guiana Francesa. Na volta para casa, os estudantes darão uma entrevista coletiva, organizada pelo MEC, para relatar a experiência vivida.

Mais informações sobre o concurso podem ser obtidas no portal do MEC, na coluna à direita, em destaques, e no sítio da OTCA.

Raquel Maranhão Sá

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
X
Fim do conteúdo da página