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Ações internacionais

Alimentação escolar em Moçambique terá apoio do Brasil

  • Terça-feira, 29 de agosto de 2006, 12h08
  • Última atualização em Quarta-feira, 13 de junho de 2007, 04h18

Técnicos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE/MEC) estão em Moçambique para apoiar o governo local na elaboração e implantação do programa de alimentação escolar daquele país do sudeste africano. A assistência brasileira envolve a elaboração do modelo do programa e a capacitação de nutricionistas, gestores, responsáveis pelo controle social e merendeiras.

Nesta primeira viagem, os técnicos terão diversos encontros com autoridades locais, especialmente dos ministérios da Educação e Cultura, Agricultura, Saúde e Planejamento e Desenvolvimento. Além disso, haverá reuniões com agências da Organização das Nações Unidas (ONU) que colaboram com o setor de educação e com parceiros bilaterais e multilaterais do governo moçambicano. Nesses contatos, serão levantadas informações preliminares necessárias à elaboração do programa. Para conhecer a realidade moçambicana, a equipe do FNDE vai viajar dois dias pelo interior do país e visitar escolas de diversas províncias.

A cooperação brasileira com países africanos de língua portuguesa é conseqüência de um memorando de entendimento assinado em outubro de 2005 entre o FNDE e a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) para disseminar o modelo do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) brasileiro em países em desenvolvimento. Na época, foi firmada uma nota de intenções, pela qual o governo brasileiro comprometeu-se a cooperar na implementação de programas de alimentação escolar em Angola, Moçambique e Cabo Verde.

A partir do levantamento da situação em cada um desses países, serão identificadas as experiências de municípios e estados brasileiros que mais se aproximem das realidades locais e verificada a viabilidade de sua adaptação e implantação no exterior. (Assessoria de Imprensa do FNDE)

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
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