Cúpula do Mercosul destaca avanços na educação
Os chefes de Estado de dez países sul-americanos participaram da reunião de cúpula do Mercosul, encerrada no dia 19, no Rio de Janeiro. Por dois dias, os presidentes discutiram e avaliaram as ações governamentais desenvolvidas no segundo semestre de 2006, durante a presidência pro tempore brasileira do Mercosul. A educação foi um dos temas de discussão e ajudou a compor a declaração final do encontro.
“Durante a cúpula, os chefes de Estado fizeram um levantamento e expuseram seus pontos de vista no sentido de aprofundar os processos de integração regional”, disse o coordenador substituto do setor educacional da Assessoria Internacional do MEC, Bruno Sadeck Santos. Na declaração final, os presidentes ressaltaram iniciativas que impulsionam o avanço educacional do bloco. Entre elas, o projeto Escolas Bilíngües de Fronteira, o Ano Polar Internacional e o concurso histórico-literário Caminhos do Mercosul. Outro projeto elogiado foi o Espaço Regional de Educação Superior do Mercosul.
No Escolas Bilíngües de Fronteira, crianças do ensino fundamental (brasileiras e argentinas) recebem professores do país vizinho em sala de aula, de uma a duas vezes por semana. Para despertar o interesse dos alunos por sua cultura, professores usam jogos e brincadeiras e ministram as aulas em seu idioma. Cinco escolas brasileiras e cinco argentinas, em regiões fronteiriças, participam do projeto. “A perspectiva é de que, em 2007, três novos países participem: Uruguai, Paraguai e Venezuela”, diz Bruno Santos.
Concursos — Em fase de elaboração, o concurso Ano Polar Internacional premiará alunos da educação básica. O objetivo é mostrar aos alunos a relevância da Antártida nos processos de integração e colocá-los em contato com o local. Os premiados viajarão para o continente gelado ao lado de colegas de países do Mercosul, no segundo semestre. Outro concurso para este ano premia ganhadores com viagem que mistura integração regional e conhecimento. Realizado anualmente, o concurso literário Caminhos do Mercosul está em sua quinta edição. O tema de 2007 é Rio da Prata: um mundo a descobrir. As seis melhores redações levarão seus autores, do ensino médio, ao Uruguai. Outros estudantes de séries correspondentes de países da região também participarão. A viagem ocorrerá no segundo semestre deste ano.
O Espaço Regional de Educação Superior do Mercosul está em fase de discussão pelo Grupo de Alto Nível, formado por especialistas e autoridades dos países da região. A idéia é criar um espaço para a formação de recursos humanos de alto nível nos estados-membros e associados do bloco. O grupo já marcou um encontro para o primeiro semestre de 2007, quando serão definidos infra-estrutura e projeto pedagógico.
Maria Clara Machado