Merenda: Brasil apóia Cabo Verde
Uma missão de técnicos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE/MEC), da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) e do Programa Mundial de Alimentos (PMA) visita Cabo Verde para fazer um diagnóstico da realidade agrícola e do sistema de nutrição escolar do país africano. Os técnicos embarcam nesta quinta-feira, 8, e retornam dia 22.
A coleta de informações, explica o assessor para assuntos internacionais do Ministério da Educação, Alexandre Silveira, servirá de subsídio ao governo brasileiro, à FAO e ao PMA na construção, em conjunto com as autoridades de Cabo Verde, de um programa de alimentação escolar específico para o país.
Como ocorre no Brasil, Cabo Verde também deverá montar um programa de merenda que prevê a compra local e descentralizada de alimentos o que, segundo Silveira, atende três objetivos: as crianças serão nutridas com produtos de sua dieta tradicional, os alimentos não perdem a validade, além de incentivar a agricultura familiar, o que representa comida de qualidade, trabalho e renda ao mesmo tempo.
Já o diagnóstico sobre nutrição servirá de base para o planejamento da capacitação de merendeiras. “O Brasil vai apoiar o governo de Cabo Verde na montagem de um programa próprio e auto-sustentável de merenda escolar”, diz o assessor do MEC. Atualmente, Cabo Verde é um dos países pobres assistidos pela FAO e pelo PMA. O Programa Mundial de Alimentos, da forma como funciona hoje — distribuindo alimentos adquiridos em licitações internacionais — será desativado em Cabo Verde a partir de 2012.
Modelo brasileiro — A secretaria-geral das Nações Unidas e a FAO, informa Alexandre Silveira, recomendam aos países beneficiários do PMA que montem programas usando o modelo brasileiro — Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) — que é sustentado na descentralização da compra e no incentivo à agricultura familiar.
Dados da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), referentes a 2004, indicam que Cabo Verde tem 490 mil habitantes, que 92% das crianças até 14 anos freqüentam a escola e que o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é de 0,702, que corresponde a 106ª posição entre 177 países. O IDH do Brasil é 0,792 e o país ocupa a 69ª posição.
Ionice Lorenzoni