Estudantes do ensino médio representam o Brasil em olimpíada na Indonésia
Um grupo de seis alunos do ensino médio vai representar o Brasil na 2ª Olimpíada Internacional Júnior de Ciências que ocorre na cidade de Yogyacarta, na Indonésia, de 4 a 13 de dezembro. Eles foram selecionados entre 400 estudantes da 6ª à 8ª séries do ensino fundamental e da 1ª e 2ª séries do ensino médio inscritos em todo o país.
A olimpíada é uma iniciativa da Sociedade Indonésia de Física e tem o objetivo de despertar o gosto pela ciência nas crianças e adolescentes da educação básica. Participam da final 180 estudantes de 30 países. A seleção da etapa internacional é composta de três provas escritas – sendo uma de múltipla escolha –, uma dissertação e outra experimental. Os conteúdos abrangem vários tópicos da biologia, química, física e saúde relativos aos temas abordados no ensino médio. Para os brasileiros as provas serão em língua portuguesa.
Prêmios – Na etapa brasileira foram selecionados 30 estudantes, entre os quais os seis representantes que vão à Indonésia. Eles ganharão bolsas de estudo integrais e os outros 24 alunos terão uma semana de estudos, entre 22 e 28 de janeiro de 2006, no Centro de Biotecnologia Molecular Estrutural da Universidade de São Paulo (USP), em São Carlos (SP).
Repórter: Ionice Lorenzoni