Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > Professores brasileiros buscam aperfeiçoamento fora do país
Início do conteúdo da página
Ações internacionais

Capes organiza programa de intercâmbio com França

  • Terça-feira, 13 de março de 2007, 12h32
  • Última atualização em Quinta-feira, 10 de maio de 2007, 11h30

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC) está com inscrições abertas para o Programa de Intercâmbio Científico Brasil-França. O programa apóia projetos conjuntos de pesquisa entre instituições de ensino superior dos dois países. O prazo para apresentação de propostas de projetos vai até 11 de maio.

Realizado em parceria com o Comitê Francês de Avaliação da Cooperação Universitária com o Brasil (Cofecub), o programa tem como objetivo estimular a formação e o aperfeiçoamento de doutorandos e professores. Desde sua criação, em 1978, atendeu a mais de 500 projetos.

“O programa Capes-Cofecub já tem tradição e sempre recebe um grande número de inscritos. Foram mais de cem propostas recebidas no ano passado e esperamos, para a edição de 2007, um número igual ou maior de inscritos”, diz a assessora técnica da Coordenação-Geral de Cooperação Internacional (CGCI/Capes), Jussara Pereira Prado.

As propostas de projetos devem ser apresentadas por equipes vinculadas a cursos de doutorado avaliados pela Capes, que contemplem, em especial, a formação de doutorandos e o aperfeiçoamento de professores e pesquisadores. Os projetos poderão ser em qualquer área do conhecimento.

Financiamento — A Capes financia passagens aéreas e bolsas de estudos para pesquisadores brasileiros em missão na França. Também é encarregada pelos recursos de custeio para a equipe brasileira, no valor máximo de R$ 5 mil por ano. Mais informações no edital.

Fátima Schenini

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
X
Fim do conteúdo da página