Brasil e Canadá lançam novo programa de cooperação
A Agência Canadense para o Desenvolvimento Internacional (ACDI/Cida) e a Agência Brasileira de Cooperação (ABC) lançam dia 17 de maio, em Brasília, novo programa de cooperação entre Canadá e Brasil. O lançamento do acordo, que irá vigorar entre 2005 e 2010, será feito no Hotel Naoum Plaza, às 9h.
O último programa conjunto entre ambos os países, realizado entre a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC) e a Associação dos Institutos Superiores do Canadá, envolveu investimentos da ordem de R$ 11 milhões e se estendeu de 2000 a 2004.
Dentre suas metas, destaca-se a de melhorar o acesso à educação de qualidade e a eficácia do sistema educacional brasileiro, por meio da transferência de tecnologias educacionais e parcerias.
Durante o evento, os parceiros canadenses e brasileiros do programa bilateral vão discutir as melhores maneiras de promover a eqüidade, em termos econômico, social, étnico e de gênero, no Brasil, em geral, e no Nordeste, em particular.
A abertura do encontro será feita pelo representante da ACDI/Cida no Brasil, Rémy Beaulieu, e pelo diretor de Cooperação da ABC, Antônio Piras. Participam também os vice-presidentes da ACDI/Cida para as Américas e do Programa de Parcerias, Guillermo Rishchynski e Jennifer Benimadhu, respectivamente. O MEC será representado pela chefe da Assessoria Internacional da Setec, Marissol Vieira Pérez Pucci.
Repórter: Ana Júlia Silva de Souza