Dois mil estrangeiros fazem exame de proficiência em língua portuguesa
Em busca do certificado de proficiência em língua portuguesa (Celpe-Bras), cerca de dois mil estrangeiros fizeram prova na quarta-feira, dia 25, e fazem nesta quinta, 26, em instituições autorizadas no Brasil e em outros países, com o apoio do Ministério das Relações Exteriores. O Celpe-Bras, entregue pela Secretaria de Educação Superior (SESu/MEC), é o único certificado brasileiro de proficiência em português como língua estrangeira reconhecido oficialmente.
Internacionalmente, o Celpe-Bras é aceito em empresas e em instituições de ensino como comprovação de competência em língua portuguesa. No Brasil, é exigido pelas universidades para ingresso em cursos de graduação e em programas de pós-graduação. Hoje, 56 instituições — 19 brasileiras e 37 estrangeiras — estão autorizadas pelo programa a realizar as provas. No ano passado, nos dois exames realizados, cerca de 3,2 mil candidatos receberam certificados em um dos quatro níveis — intermediário, intermediário superior, avançado e avançado superior.
Diferente de outras avaliações de proficiência, o Celpe-Bras avalia a compreensão oral, escrita, produção oral e escrita de forma integrada. Na prova, são sugeridas situações reais, como uma conversa ao telefone, anotação de recado e até envio de e-mail.
A partir de 30 de junho, estarão abertas as inscrições para mais um exame, marcado para os dias 17 e 18 de outubro. O resultado da primeira prova realizada este ano será divulgado a partir de 28 de junho.
Mais informações na página eletrônica da secretaria. (Assessoria de Imprensa da SESu)