Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > Secretários de educação conhecem novo sistema de freqüência escolar
Início do conteúdo da página
Ações internacionais

Encontro no Uruguai debate educação do Mercosul

  • Sexta-feira, 04 de novembro de 2005, 14h14
  • Última atualização em Quinta-feira, 31 de maio de 2007, 08h27

Começa na segunda-feira, 7, em Montevidéu, no Uruguai, a 55ª Reunião do Comitê Coordenador Regional do Setor Educacional (CCR) do Mercado Comum dos Países do Cone Sul (Mercosul). O encontro é preparativo para a 29ª Reunião de Ministros de Educação do Mercosul, também em Montevidéu, na quinta-feira, 10. As duas reuniões serão realizadas na sede do Ministério da Educação do Uruguai, com autoridades do Brasil, Paraguai, Uruguai, Argentina, Bolívia e Chile.

A pauta do CCR prevê a discussão de assuntos como o 4o Concurso Literário Caminhos do Mercosul, dirigido a estudantes dos seis países; o projeto Bibliotecas Escolares do Mercosul, a ser realizado em zonas de fronteiras; e ações educacionais do Mercosul, para o período 2006 a 2010. A reunião do CCR será entre os dias 7, 8 e 9 e seu resultado será apreciado pelos ministros da educação dos países do bloco. O ministro Fernando Haddad será representado pelo secretário de Educação Superior do MEC, Nelson Maculan. Na reunião preliminar do bloco irão o chefe da Assessoria Internacional, Alessandro Candeas, e o coordenador do Setor Educacional, Bruno Santos, ambos do MEC.

“Nesses encontros, devemos consolidar o fundo financeiro do setor educacional do Mercosul, que terá ações nos três níveis da educação: básico, tecnológico e superior”, explica Bruno. Outros pontos importantes serão o ensino do espanhol no Brasil e de português nos demais países e a definição das áreas prioritárias na educação, que deverão ser desenvolvidas pelo bloco, nos próximos cinco anos.

Concurso – O concurso Caminhos do Mercosul é uma iniciativa do bloco dos países (Argentina, Brasil, Uruguai e Paraguai e os associados, Bolívia e Chile) que visa promover a integração regional por meio da educação. A cada ano um país fica responsável pela escolha do tema e por organizar o passeio. Ao todo são selecionados 36 estudantes, seis de cada país, que ganham uma viagem para conhecer a cidade tema do concurso.

Em 2003, o concurso foi organizado pela Argentina e em 2004, pelo Chile. Este ano, de 2 a 9 de outubro, os vencedores vieram para Brasília. Eles escreveram sobre o tema Brasília, patrimônio cultural da humanidade. O próximo concurso será lançado no Paraguai e os vencedores visitarão aquele país.

Repórter: Susan Faria

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
X
Fim do conteúdo da página