Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > Setec implantará sistema de informações na Rede Federal de Educação Profissional
Início do conteúdo da página
Ações internacionais

Inscrição para programa de intercâmbio científico com a França termina dia 15

  • Terça-feira, 07 de junho de 2005, 10h37
  • Última atualização em Sexta-feira, 11 de maio de 2007, 10h41

Termina no próximo dia 15 de junho o prazo para inscrição no programa de intercâmbio científico Brasil-França, que apóia missões de trabalho e bolsas de estudo para brasileiros. O programa é desenvolvido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC) em conjunto com o Comitê Francês de Avaliação da Cooperação Universitária com o Brasil (Cofecub).

O incentivo ao intercâmbio científico entre o Brasil e a França e o estímulo à formação e ao aperfeiçoamento de pós-graduandos e docentes dos dois países, nas modalidades de doutorado-sanduíche (estágio de doutorando no exterior) e pós-doutorado, fazem parte dos objetivos do programa.

De acordo com a responsável pelo programa, Jussara Pereira Prado, técnica da Coordenação Geral de Cooperação Internacional (CGCI/Capes), o Edital 2005 prioriza algumas áreas temáticas e estimula a formação de redes de equipes brasileiras associadas com equipes francesas. “A listagem das áreas temáticas e demais documentos estão disponíveis na página da Capes”, ressalta.

Caráter inovador – A proposta de projeto a ser apresentada deve estar vinculada a um programa de pós-graduação avaliado pela Capes, preferencialmente com conceitos 5, 6 ou 7, além de contemplar, em especial, a formação de doutorandos e pós-doutores e o aperfeiçoamento de docentes e pesquisadores. A proposta também deve ter caráter inovador, que leve em conta o desenvolvimento da área em nível institucional, regional e nacional e explicite as vantagens trazidas por essa cooperação internacional.

Desde que foi criado, em 1978, o Capes/Cofecub contribuiu para a formação de aproximadamente mil estudantes e atende, atualmente, 130 bolsistas e 137 projetos.

Repórter: Fátima Schenini

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
X
Fim do conteúdo da página