Intercâmbio acadêmico entre Brasil e Espanha tem inscrições prorrogadas
Foram prorrogadas até 15 de junho as inscrições para o intercâmbio de professores, pesquisadores e doutorandos de instituições de ensino superior do Brasil e da Espanha, promovido pelo programa Capes-DGU. Os selecionados iniciarão as atividades em janeiro de 2008.
O programa é desenvolvido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC), em parceria com a Direção Geral de Universidades (DGU) do Ministério de Educação e Ciências da Espanha. A meta é a formação de recursos humanos de alto nível em áreas prioritárias, como as de ciências econômicas, educação, matemática, ciências biológicas, meio ambiente, ciências do mar, tecnologia, tecnologia de alimentos, química, psicologia, agricultura e controle de pragas e ciências do esporte.
O programa apóia projetos conjuntos de pesquisa e cooperação científica. Cada projeto deve apresentar objetivos, metodologia, cronograma de implementação de bolsas de estudos e missões de trabalho e plano de aplicação dos recursos de custeio. São exigidos, também, os currículos resumidos dos integrantes das equipes brasileira e espanhola, além de cópia do projeto do parceiro espanhol. Deve, ainda, estar vinculado a um programa de pós-graduação bem avaliado pela Capes.
O programa oferece bolsas de estudo em nível de doutorado-sanduíche (doutorado em colaboração com instituição de pesquisa do exterior) e pós-doutorado, passagens áreas internacionais e diárias para a equipe brasileira na Espanha. Também garante recursos de custeio, de R$ 10 mil.
Mais informações e inscrições na página eletrônica da Capes.
Fátima Schenini