Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > Mais de um milhão de alunos já podem ter acesso à ID Estudantil
Início do conteúdo da página
Outras

Novos secretários reúnem-se em Fortaleza

  • Segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009, 17h21
  • Última atualização em Terça-feira, 10 de março de 2009, 14h42

Fortaleza – Conhecer os programas do Ministério da Educação, buscar parcerias e novas idéias são preocupações comuns dos secretários de educação de mais de 300 municípios do Ceará e do Rio Grande do Norte, que começam nesta noite um encontro de cinco dias em Fortaleza, no Ceará. Em comum também estão as críticas aos antecessores, na maioria das vezes, pela situação difícil da educação dos municípios.

 

Condições precárias é o que apresenta uma escola com duas turmas de alunos. Uma turma estuda na sala e outra no pátio da escola, é o que revela Maria Neuda Lopes, secretária de educação do município de Rafael Fernandes, a 480 quilômetros de Natal (RN), ao falar da infra-estrutura da rede que tem dez escolas. Professora da rede estadual há 19 anos, Maria Neuda diz que, além de mudar esse cenário escolar, tem entre seus desafios rediscutir o plano de carreira dos professores, que é de 1998, para adaptá-lo inclusive ao piso salarial nacional de R$ 950 aprovado em 2008.

 

A secretária de educação de Tururu (CE), município distante 110 quilômetros de Fortaleza, Francisca Hildete Bonfim, explica que o problema que mais a preocupa é a formação de professores. Para ampliar a oferta de formação, ela anunciou que vai modificar o Plano de Ações Articuladas (PAR) apresentado por seu antecessor. A rede municipal de Tururu tem 22 escolas e 3.900 alunos.

 

A mesma dificuldade foi encontrada pela secretária de Icó (CE), Ivana Carla de Souza Nicolau, que tem uma rede grande: 15 mil alunos, 129 escolas. Segundo Ivana, é preciso “tirar a educação das disputadas políticas do cotidiano”, para executar programas e projetos de uma administração para outra. Seu município, que fica distante 370 quilômetros de Fortaleza, tem Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 3,1 pontos nos anos iniciais do ensino fundamental (numa escala de zero a dez pontos). “É um índice crítico”, diz.

 

O encontro de secretários municipais em Fortaleza abre uma série de 11 reuniões de trabalho promovidas pelo Ministério da Educação em parceria com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime). O objetivo dos encontros com os 5.563 secretários municipais é informá-los sobre os programas do MEC e tirar dúvidas. A estimativa da Undime é que entre os 351 secretários municipais dos estados do Ceará e Rio Grande do Norte, 70% deles assumiram mandatos em 1º de janeiro.

 

Rodrigo Dindo



Leia mais...


Fortaleza abre encontros com secretários
Secretários voltam à sala de aula
Escolas investem na formação do professor

X
Fim do conteúdo da página